Amar os Inimigos: O Caminho para a Verdadeira Filiação Divina

 

Este é um mandamento que está muito próximo do que tenho vivido atualmente. Como de costume, as perseguições ocorrem sem que você as espere. Permita-me compartilhar o porquê. Na empresa em que trabalho, nos últimos meses, tenho sido alvo de perseguições de forma surpreendente, algo que não esperava. Acredito que uma das razões seja o fato de eu ser cristão e de minha maneira de lidar com o sistema ser conflitante com algumas pessoas na liderança. É claro que as Escrituras já nos advertem sobre essa realidade. No entanto, à medida que entendo o que as Escrituras ensinam, não vejo nada que me deixe assustado, pois perseguições desse tipo se tornarão cada vez mais comuns.

 Onde entra o mandamento? "E orem por aqueles que os perseguem". Inicialmente, pensei em diversas abordagens, como reclamar dos meus direitos, confrontar e até mesmo buscar a justiça. Mas a oração foi a última coisa que considerei. Sim, tenho feito isso, orar por aqueles que me perseguem, e posso dizer que o Senhor tem estado à frente da situação, transformando-a em uma oportunidade incrível de aprendizado. Enquanto antes estava confuso sobre como proceder, o mandamento claro do nosso Senhor Jesus era a resposta, e eu estava olhando apenas para as dificuldades, acumulando assim a incapacidade de enxergar uma saída. Embora eu estivesse aqui todos os dias ensinando sobre Seus mandamentos, não estava considerando colocá-los em prática para trazer paz e experimentar Suas promessas de estar à frente. Gostaria de fazer uma pergunta a você que está lendo: Você tem alguém perseguindo você? Não necessariamente essa perseguição seja direta por uma pessoa, considere também circunstâncias desafiadoras? Continue lendo, e ao término, gostaria de deixar algo prático.

Esses versículos (Mt 5:44-46) revelam mais um mandamento do Senhor Jesus:

"Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem."

Este mandamento faz parte do Sermão da Montanha, onde Jesus ensina seus discípulos e a multidão sobre os princípios do Reino de Deus. As Bem-Aventuranças descrevem as características e atitudes daqueles que estarão com o Pai no Reino de Deus. Ser sal e luz significa sermos responsáveis por dar sabor à vida e iluminar o mundo.

E ao mencionar "ouviste o que foi dito por Jesus", refere-se à prática de Jesus de reinterpretar e expandir os ensinamentos religiosos anteriores, indo além das leis tradicionais para enfatizar princípios como o amor aos inimigos e a justiça interior. Isso destaca a importância da compreensão profunda e da aplicação dos ensinamentos de Jesus.

Aqui, encontramos o nosso mandamento: "Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem." Jesus confronta os religiosos de sua época que, apesar de participarem de atividades religiosas e abraçarem suas tradições, achavam que estava tudo bem. No entanto, Jesus os adverte: 

"A menos que a vossa justiça supere em muito a justiça dos mestres da lei e dos fariseus, jamais entrareis no Reino dos céus" (Mat 5:20).

Para Nicodemos, em João 3:3, ele diz claramente ser necessário nascer de novo. Os religiosos da época de Jesus foram confrontados em todos os quatro evangelhos, pois, apesar de aparentarem piedade, negavam o poder de Deus. Eles estavam convictos de que amavam o próximo, mas Jesus lembra o mandamento de 'amarás o teu próximo' (Levítico 19:18) e acrescenta que devemos amar também os nossos inimigos e orar por aqueles que nos perseguem.

O objetivo de amar os inimigos é sermos semelhantes a Deus, que é bondoso e misericordioso com todos, sem distinção. Jesus diz que, se amarmos apenas aqueles que nos amam, não estaremos fazendo algo extraordinário, pois até os pecadores fazem isso. O amor aos inimigos é um dos ensinamentos mais desafiadores e radicais de Jesus, exigindo uma mudança de atitude e de coração, não apenas um sentimento, mas uma decisão de fazer o bem, mesmo quando não somos retribuídos ou reconhecidos.

O amor aos inimigos também é uma forma de vencer o mal com o bem (Romanos 12:21), pois pode levar à conversão e à reconciliação daqueles que nos odeiam. Além disso, ao amarmos os inimigos, demonstramos que somos filhos de Deus, que nos amou primeiro, quando ainda éramos seus inimigos (Romanos 5:8-10).

Algumas perguntas que você pode fazer para refletir sobre esses versículos são:

1- Quem são os meus inimigos? Como posso amá-los e orar por eles?

2- Como posso imitar a bondade e a misericórdia de Deus em minha vida?

3- Como o amor aos inimigos pode transformar as minhas relações e o mundo ao meu redor?

Oremos

Querido Senhor,

Hoje, venho a Ti em humildade e gratidão por Tuas palavras e ensinamentos. Reconheço que, assim como nos ensinaste, o amor aos inimigos é um mandamento desafiador, mas sei que é um caminho para nos aproximarmos mais de Ti.

Neste momento, compartilho as dificuldades que tenho enfrentado, especialmente no ambiente de trabalho, onde tenho sido alvo de perseguições inesperadas. Creio que minha fé em Ti e minha maneira de viver em conformidade com Teus princípios podem gerar conflitos com aqueles que têm opiniões diferentes.

Ajuda-me, Senhor, a seguir Teus ensinamentos e a amar meus inimigos, como Tu nos instruíste. Dá-me a força e a sabedoria para não responder ao mal com o mal, mas para agir com amor e compaixão, mesmo diante da adversidade.

Que a oração seja uma ferramenta poderosa em minha vida, como Tu nos ensinaste a orar por aqueles que nos perseguem. Que minhas palavras e atitudes possam ser influenciadas por Teu amor, e que a transformação ocorra não apenas em mim, mas também naqueles que me rodeiam.

Ajuda-me a compreender profundamente a importância desses ensinamentos e a aplicá-los em minha vida diária. Que eu possa ser um verdadeiro reflexo de Tua luz e amor, independentemente das circunstâncias ao meu redor.

Em Teu nome, Senhor, oro por força, paciência e compreensão. Amém.

Comments

  1. Leozim, com certeza essa é uma das coisas mais difíceis de um crente fazer. As vzs podos esquecer uma ofensa, uma perseguição.
    Mas o fato fe Jesus nos ensinar que devemos amar nossos inimigos e orar por aqueles que nos perseguem realmente acredito ser o mais difícil de se fazem co.o homem. Mas só com a graça e a misericórdia que Deus nos condiciona a fazer isso. Obrigado pela palavra meu amigo. DEUS TE ABENÇOE!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Messias Revelado nos Salmos 102, 109: Eterno, Criador, Mas Zombado

A Soberania Divina sobre a Natureza: Onde Estava Deus na Catástrofe do Sul do Brasil?

Jehovah-Raah: O Pastor Amoroso que Cuida de Seu Rebanho