A Profunda Conexão entre o Salmo 22 e a Crucificação de Jesus

 


O Salmo 22, uma preciosidade poética e profética das Escrituras, ecoa através dos séculos, revelando uma conexão divina entre o Antigo e o Novo Testamento. No versículo 1-2, encontramos um lamento angustiado de Davi: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" Esta expressão dolorosa da separação de Deus encontra seu eco mais marcante na crucificação de Jesus, conforme registrado em Mateus 27:46.

 Por volta das três da tarde, Jesus clamou em alta voz: “Eli, Eli, lamá sabactâni?”, que quer dizer: “Meu Deus, meu Deus,

 por que me abandonaste?


 Nesse momento supremo de agonia, Jesus se identifica profundamente com a humanidade, tornando-se o sacrifício perfeito. Ele suporta o peso do pecado e a separação de Deus para nossa salvação, cumprindo assim esta profecia

 

O versículo 16 do Salmo 22 profetiza: "Pois cães me rodeiam; um bando de malfeitores me cerca. Perfuraram minhas mãos e meus pés". Esse detalhe vívido descreve o método de execução romano da crucificação, uma forma de punição que nem sequer existia no tempo de Davi. Essa profecia foi cumprida de maneira surpreendente na crucificação de Jesus, onde Suas mãos e pés foram perfurados pelos cravos,

Quando chegaram ao lugar chamado Caveira,o pregaram na cruz. Os criminosos também foram crucificados, um à sua direita e outro à sua esquerda. Lucas 23:33

 conforme relatado em  e João 20:25. O cumprimento literal dessa profecia testemunha a soberania divina sobre a história humana.

 

Outra profecia notável encontra-se no versículo 18 do Salmo 22: "Repartem entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica lançam sortes". Esse detalhe aparentemente insignificante da vida de Jesus foi previsto por Davi e cumpriu-se de maneira precisa nos Evangelhos de Mateus 27:35 e João 19:23-24. 

Depois que os soldados crucificaram Jesus, repartiram suas roupas em quatro partes, uma para cada um deles. Também pegaram sua túnica, mas ela era sem costura, tecida numa única peça, de alto a baixo.  Por isso disseram: “Em vez de rasgá-la, vamos tirar sortes para ver quem ficará com ela”. Isso cumpriu as Escrituras que dizem: “Repartiram minhas roupas entre si e lançaram sortes por minha veste”.  E foi o que fizeram.

Os soldados romanos dividiram as roupas de Jesus e lançaram sortes sobre Sua túnica, confirmando mais uma vez a autenticidade das palavras proféticas.

 

O versículo 31 do Salmo 22 encerra a profecia com esperança: "Anunciarão a sua justiça ao povo que nascerá, porque ele a fez". Após a crucificação e ressurreição de Jesus, os apóstolos e discípulos cumpriram essa profecia ao levar a mensagem do sacrifício redentor de Cristo às nações, conforme registrado nos Atos dos Apóstolos e nas epístolas do Novo Testamento.

 

O Salmo 22, portanto, não é apenas um registro da angústia de Davi, mas uma poderosa confirmação da fidelidade de Deus em cumprir Suas promessas. Ele revela a profunda conexão entre o sofrimento de Cristo e as palavras do salmista, demonstrando que Jesus é o Messias prometido, cuja vida, morte e ressurreição foram divinamente orquestradas para a redenção da humanidade. Essa ligação indissolúvel entre o Salmo 22 e o cumprimento no Novo Testamento reforça a nossa fé na providência soberana de Deus e na obra redentora de Jesus Cristo.


Oremos

Senhor Deus, Pai misericordioso e fiel, em humildade e reverência nos dirigimos a Ti neste momento de oração. Louvamos-Te por Tua Palavra, um tesouro inestimável de sabedoria e profecia que ecoa através dos séculos.


Ao meditar sobre o Salmo 22, somos lembrados do Teu plano perfeito e soberano que se desdobrou na história da humanidade. Vemos a angústia de Davi refletida nas palavras de Jesus na cruz, quando Ele, nosso Salvador, clamou: "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?" Estas palavras, Senhor, são uma profunda manifestação do sacrifício perfeito que Ele ofereceu por nós. Ele suportou o peso do pecado e a separação de Ti para nossa redenção.


Nas palavras proféticas do Salmo 22, vemos a crucificação de Jesus descrita com detalhes impressionantes. Suas mãos e pés foram perfurados, e as vestes foram divididas pelos soldados, exatamente como predito. Senhor, vemos Tua mão soberana guiando cada evento, confirmando a autenticidade das Escrituras e revelando Teu amor redentor pela humanidade.


A esperança final do Salmo 22 é cumprida em Jesus, pois Sua justiça foi anunciada às nações após Sua crucificação e ressurreição. Os apóstolos, inspirados por Teu Espírito Santo, proclamaram a mensagem redentora de Cristo aos confins da Terra, levando luz às trevas e esperança aos perdidos.


Senhor, ao contemplarmos a interligação perfeita entre as profecias do Salmo 22 e seu cumprimento no Novo Testamento, nossa fé em Tua providência e amor é fortalecida. Conceda-nos sabedoria para compreender Tua Palavra e corações dispostos para obedecer Teus mandamentos. Que nossa vida seja um testemunho vivo do poder transformador do Evangelho, para que outros também possam conhecer e crer em Jesus Cristo, o Messias prometido, em cujo nome oramos. Amém.

Comments

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Messias Revelado nos Salmos 102, 109: Eterno, Criador, Mas Zombado

A Soberania Divina sobre a Natureza: Onde Estava Deus na Catástrofe do Sul do Brasil?

Jehovah-Raah: O Pastor Amoroso que Cuida de Seu Rebanho