O significado de Jesus como o Leão da tribo de Judá


"Neste momento, estamos estudando as profecias relacionadas a Jesus Cristo e seu cumprimento nelas. Estamos tentando seguir o exemplo dele com aqueles discípulos que estavam tristes, cabisbaixos e sem esperança. O que ele fez? 'Começando por Moisés, passando por todos os Profetas, explicava-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.' (Lucas 24:27). Sim, ele começou pelos escritos de Moisés. Estamos fazendo o mesmo.


Quero destacar o impacto na vida daqueles discípulos. No versículo 32, eles dizem um ao outro: 'Não ardia o nosso coração quando ele falava conosco no caminho e nos explicava as Escrituras?' Se você sente que o fogo em seu coração, relacionado à vida com Jesus, está se apagando, tente praticar o que reacendeu o coração daqueles discípulos: compreender as profecias concernentes a Jesus.


Você já ouviu falar que Jesus é chamado de Leão da tribo de Judá? E que Ele detém o cetro do reino? Hoje, vamos examinar mais um ensinamento de Moisés, seguindo os passos de nosso Mestre, para entender o que a Bíblia nos ensina sobre esse tema profundo e significativo."


A origem dessa profecia remonta aos tempos de Jacó, o patriarca de Israel. Antes de sua morte, ele abençoou seus doze filhos, proclamando a Judá, seu quarto filho: "O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de autoridade dentre seus pés, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele obedecerão as nações" (Gênesis 49:10). Essa profecia revelou que da tribo de Judá surgiria um rei que teria domínio sobre todas as nações, o Messias tão esperado por Israel.


Essa promessa começou a se cumprir na história de Israel quando Deus escolheu Davi, da tribo de Judá, para ser o rei de Seu povo. Davi, um homem segundo o coração de Deus, governou com justiça e bondade sobre Israel. Deus fez uma aliança com Davi, assegurando que seu trono seria estabelecido para sempre e que dele viria o descendente que seria o Salvador do mundo (2 Samuel 7:12-16).


Essa profecia alcançou seu cumprimento pleno em Jesus Cristo, descendente direto de Davi e de Judá, como registrado nas genealogias de Mateus 1 e Lucas 3. Jesus é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, nascido em Belém, a cidade de Davi, conforme profetizado pelo vidente Miqueias (Miqueias 5:2). Ele é o Leão da tribo de Judá, que conquistou a morte e o pecado por meio de Sua ressurreição, recebendo todo o poder nos céus e na terra (Mateus 28:18).


O apóstolo João, em uma visão celestial, testemunhou a grandiosidade dessa profecia. Ele viu um livro selado com sete selos, aparentemente inacessível a qualquer ser no céu ou na terra. No entanto, um dos anciãos declarou: "Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos" (Apocalipse 5:5). João viu um Cordeiro, representando Jesus, que havia sido morto, agora no centro do trono, cercado pelos quatro seres viventes e pelos anciãos. Esse Cordeiro, morto na cruz pelos nossos pecados, ressuscitou ao terceiro dia. Ele tomou o livro da mão direita daquele que estava assentado no trono. Os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante Dele, adorando-O e louvando-O com cânticos e orações. Eles proclamaram: "Digno és Tu de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o Teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação; e para o nosso Deus os fizeste reino e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra" (Apocalipse 5:9-10).


Essa profecia será plenamente realizada na segunda vinda de Jesus, quando Ele retornará como o Leão da tribo de Judá para julgar as nações e estabelecer Seu reino eterno. O autor da carta aos Hebreus nos recorda: "Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos; cetro de equidade é o cetro do teu reino" (Hebreus 1:8). Jesus, o Rei justo e fiel, governa com amor e graça sobre Seus filhos. Ele é nosso Salvador e Senhor, a quem devemos obedecer e servir com alegria.


Você já reconheceu Jesus como seu Rei? Você já se entregou ao Seu amor e senhorio? Você já recebeu a salvação que Ele oferece pela fé? Se ainda não fez isso, faça-o hoje. Ele está de braços abertos para recebê-lo e oferecer a vida eterna. Ele é o Leão da tribo de Judá, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, que reinará para sempre. Amém.

Oremos

Com humildade e reverência, nos prostramos diante de Ti, Senhor, clamando por Tua graça e misericórdia. Pedimos, ó Deus, que acendas nossos corações com Teu fogo divino, para que eles possam arder em chamas pela vida cristã, como nos ensina Lucas 24:32


Louvor a Ti, Deus de Jacó e Davi, que desde os tempos antigos preparaste o caminho para a vinda do Messias, nosso Senhor Jesus Cristo. Hoje, glorificamos e exaltamos o nome de Jesus, o Leão da tribo de Judá, que cumpriu todas as profecias com poder e majestade, segurando o cetro do reino. Agradecemos por Sua morte redentora na cruz, Sua ressurreição triunfante e Sua vitória sobre o pecado e a morte.


Senhor Jesus, Rei dos reis e Senhor dos senhores, nascido em Belém, cidade de Davi, para cumprir o plano perfeito de salvação, reconhecemos Tua graça infinita e Teu amor incondicional. Capacita-nos a viver de acordo com Teu senhorio, obedecendo aos Teus mandamentos e proclamando Tua mensagem de salvação a todas as nações.


À luz da profecia que vaticina Tua segunda vinda, esperamos fervorosamente pelo dia em que Tu retornarás como o Leão da tribo de Judá. Preparamos nossos corações para esse glorioso dia em que todas as nações se curvarão diante de Ti e confessarão que Tu és o Senhor.


Senhor Jesus, pedimos que nos ajude a vivermos de acordo com Teu senhorio, a obedecer aos Teus mandamentos e a proclamar Tua mensagem de salvação a todos os povos. Capacita-nos pelo Teu Espírito Santo para sermos testemunhas corajosas do Teu amor e da Tua verdade, enquanto aguardamos com esperança a realização completa de todas as Tuas promessas.


Nós Te agradecemos, Senhor, por seres o nosso Rei eterno, o Leão da tribo de Judá, e por nos acolheres em Teus braços amorosos. Que nossa vida seja uma oferta agradável a Ti, em nome do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.


Amém.

Comments

  1. Amém🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙌🏼🙌🏼👏

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Messias Revelado nos Salmos 102, 109: Eterno, Criador, Mas Zombado

A Soberania Divina sobre a Natureza: Onde Estava Deus na Catástrofe do Sul do Brasil?

Jehovah-Raah: O Pastor Amoroso que Cuida de Seu Rebanho