O Significado Profundo: Jesus, na História da Salvação






Seguindo os passos de Jesus, que ao lidar com aqueles dois discípulos no caminho de Emaús, estamos começando pelos escritos de Moisés. Uma das profecias mais importantes e significativas sobre Jesus é a de que Ele seria o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Essa profecia tem suas raízes nos ensinamentos de Moisés, onde Deus instituiu o sacrifício de cordeiros como um meio de expiação pelos pecados do povo de Israel.



O primeiro sacrifício de cordeiros ocorreu na noite da Páscoa, quando Deus libertou os israelitas da escravidão no Egito. Cada família deveria matar um cordeiro sem defeito e aspergir o seu sangue nos umbrais das portas, para que o anjo da morte não entrasse nas casas e matasse os primogênitos (Êxodo 12:1-13). O sangue do cordeiro era um sinal de proteção e salvação para os israelitas.
Mais tarde, Deus ordenou que os israelitas oferecessem cordeiros como sacrifícios regulares no tabernáculo e no templo, para purificar-se dos seus pecados e se aproximar de Deus. A lei de Deus estabelecia que a vida está no sangue, e que sem derramamento de sangue não há perdão (Levítico 17:11). O sangue do cordeiro era um símbolo de substituição e expiação pelos pecados do povo.

No entanto, esses sacrifícios eram temporários e insuficientes, pois não podiam remover definitivamente o pecado nem mudar o coração humano. Eles apontavam para a necessidade de um sacrifício maior e perfeito, que só poderia ser realizado por Deus mesmo (Hebreus 10:1-4).

 A lei constitui apenas uma sombra, um vislumbre das coisas boas por vir, mas não as coisas boas em si mesmas. Os sacrifícios são repetidos todos os anos, mas nunca puderam purificar inteiramente aqueles que vêm adorar.  Se tivessem esse poder, já não precisariam existir, pois os adoradores teriam sido purificados de uma vez por todas, e a consciência de seus pecados teria desaparecido. Em vez disso, esses sacrifícios os lembravam de seus pecados todos os anos.  Pois é impossível que o sangue de touros e bodes remova pecados.


Esse sacrifício foi cumprido em Jesus Cristo, o Filho de Deus, que se encarnou como homem e viveu uma vida santa e sem pecado. Ele foi reconhecido por João Batista como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29).




 Ele se ofereceu voluntariamente na cruz como o sacrifício definitivo pelos pecados de toda a humanidade (João 10:17-18).
“O Pai me ama, pois sacrifico minha vida para tomá-la de volta.  Ninguém a tira de mim, mas eu mesmo a dou. Tenho autoridade para entregá-la e também para tomá-la de volta, pois foi isso que meu Pai ordenou”.
 Ele derramou o seu sangue precioso para nos purificar de toda a iniquidade e nos dar a vida eterna (1 Pedro 1:18-19).
 Pois vocês sabem que o resgate para salvá-los do estilo de vida vazio que herdaram de seus antepassados não foi pago com simples ouro ou prata, que perdem seu valor,  mas com o sangue precioso de Cristo, o Cordeiro de Deus, sem pecado nem mancha. 
 Ele ressuscitou ao terceiro dia, vencendo a morte e o diabo, e garantiu a nossa ressurreição futura (1 Coríntios 15:20-23).

Mas Cristo de fato ressuscitou dos mortos. Ele é o primeiro fruto da colheita de todos que adormeceram. Uma vez que a morte entrou no mundo por meio de um único homem, agora a ressurreição dos mortos começou por meio de um só homem.  Assim como todos morremos em Adão, todos que são de Cristo receberão nova vida.  Mas essa ressurreição tem uma sequência: Cristo ressuscitou como o primeiro fruto da colheita, e depois todos que são de Cristo ressuscitarão quando ele voltar.

Jesus é o Cordeiro sem mancha nem defeito, que cumpriu todas as profecias e tipos do Antigo Testamento. Ele é o centro da história da salvação e o objeto da nossa fé e adoração. Ele é digno de receber todo o louvor, honra, glória e poder, pois com o seu sangue comprou para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação (Apocalipse 5:9-14). Ele é o nosso Salvador, Senhor e Rei. Ele é o Cordeiro de Deus. 

e entoavam um cântico novo com estas palavras:

“Tu és digno de receber o livro,
abrir os selos e lê-lo.
Pois foste sacrificado e com teu sangue compraste para Deus
pessoas de toda tribo, língua, povo e nação.
10 Tu fizeste delas um reino de sacerdotes para nosso Deus,
e elas reinarão[c] sobre a terra”.

11 Então olhei novamente e ouvi as vozes de milhares e milhões de anjos ao redor do trono, e também dos seres vivos e dos anciãos. 12 Cantavam com forte voz:

“Digno é o Cordeiro que foi sacrificado
de receber poder e riqueza,
sabedoria e força,
honra, glória e louvor!”.

13 Depois, ouvi todas as criaturas no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, cantarem:

“Louvor e honra, glória e poder
pertencem àquele que está sentado no trono
e ao Cordeiro para todo o sempre!”.

14 E os quatro seres vivos disseram: “Amém!”. E os 24 anciãos se prostraram e adoraram.


Oremos

Amado Pai Celestial,

Hoje, vimos diante de Ti com corações cheios de gratidão e reverência, reconhecendo a profundeza do significado de Jesus, o Cordeiro de Deus, em nossa história de salvação. Senhor, entendemos que, desde os tempos antigos, Tua promessa se cumpriu em Jesus, o sacrifício perfeito que trouxe redenção e esperança à humanidade caída.

Agradecemos por nos revelar a verdade por trás dos sacrifícios de cordeiros no Antigo Testamento, símbolos da expiação e proteção. Compreendemos as limitações desses rituais temporários e louvamos Teu plano divino para oferecer a solução definitiva através de Teu amado Filho, Jesus Cristo.

"Humildemente, colocamo-nos diante de Ti, reconhecendo a pureza e perfeição do sacrifício de Jesus na cruz. Agradecemos por Sua vida sem pecado, Seu sacrifício voluntário e Seu sangue precioso, que nos purifica de toda iniquidade. Senhor, Te adoramos pelo amor incondicional demonstrado através do sacrifício do Cordeiro de Deus."

À luz de Apocalipse 5:9-14, unimos nossas vozes às miríades de criaturas celestiais proclamando a santidade e majestade de Jesus. Ele é digno de todo louvor, honra e adoração. Pedimos, Pai, que este entendimento mais profundo de Sua obra redentora transforme nossas vidas diárias. Que vivamos em gratidão, amor e serviço a Ti e aos outros, compartilhando a mensagem do Cordeiro de Deus com o mundo.

Recebemos esta verdade em nossos corações com humildade e reverência. Que cada respiração seja uma canção de louvor ao Teu Santo Nome, pois entendemos que a salvação veio através do sacrifício do Cordeiro.

Em nome de Jesus, o Cordeiro de Deus, oramos.

Amém.






Comments

  1. Amém🙏🏼🙏🏼🙌🏼🙌🏼 Que possamos refletir na palavra de Deus que é a nossa esperança da vida eterna

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Messias Revelado nos Salmos 102, 109: Eterno, Criador, Mas Zombado

A Soberania Divina sobre a Natureza: Onde Estava Deus na Catástrofe do Sul do Brasil?

Jehovah-Raah: O Pastor Amoroso que Cuida de Seu Rebanho