O Cumprimento Profético em Isaías 53:11,12 Uma Jornada através dos Versículos Bíblicos

 



Isaías 53 é um capítulo rico em profecias messiânicas que, ao longo dos séculos, têm fascinado estudiosos, pois apontam claramente para o Messias prometido nas Escrituras. Neste artigo, exploraremos algumas das profecias contidas em Isaías 53 e como essas se cumpriram no Novo Testamento.


 O Messias como Servo de Deus

A profecia em Isaías 53:11b

Quando ele vir tudo que resultar de sua angústia,
ficará satisfeito. E, por causa de tudo que meu servo justo passou,
ele fará que muitos sejam considerados justos

Afirma que o Messias seria o servo de Deus, uma promessa que se revela em Romanos 5:18-19.

18 É verdade que um só pecado de Adão trouxe condenação a todos, mas um só ato de justiça de Cristo removeu a culpa e trouxe vida a todos. 19 Por causa da desobediência a Deus de uma só pessoa, muitos se tornaram pecadores. Mas, por causa da obediência de uma só pessoa a Deus, muitos serão declarados justos.

 Paulo, ao escrever aos Romanos, destaca que através da obediência do Messias, muitos seriam feitos justos. A conexão entre Isaías 53 e Romanos 5 ressalta a missão redentora do Messias como o servo obediente de Deus.


A Justificação do Homem perante Deus

Isaías 53:11c

Quando ele vir tudo que resultar de sua angústia,
ficará satisfeito. E, por causa de tudo que meu servo justo passou,
ele fará que muitos sejam considerados justos

 prediz que o Messias justificaria o homem perante Deus, uma realidade que ganha vida em Romanos 5:8-9.

 Mas Deus nos prova seu grande amor ao enviar Cristo para morrer por nós quando ainda éramos pecadores. E, uma vez que fomos declarados justos por seu sangue, certamente seremos salvos da ira de Deus por meio dele. 

 Paulo enfatiza que, enquanto ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós, proporcionando a justificação que Isaías previra. Essa justificação não é alcançada por méritos próprios, mas pela graça e pelo sacrifício vicário do Messias.


 O Messias como o Carregador-dos-Pecados

A profecia em Isaías 53:12d

Eu lhe darei as honras de um soldado vitorioso,
pois ele se expôs à morte.
Foi contado entre os rebeldes;
levou sobre si a culpa de muitos e intercedeu pelos pecadores.

Descreve o Messias como o "carregador-dos-pecados" para toda a humanidade. Este papel é confirmado em Hebreus 9:28, 

28 também Cristo foi oferecido como sacrifício uma só vez para tirar os pecados de muitos. Ele voltará, não para tratar de nossos pecados, mas para trazer salvação a todos que o aguardam com grande expectativa.

Onde é destacado que Cristo, por meio de Seu sacrifício, carregou os pecados de muitos. A conexão entre Isaías e Hebreus revela a amplitude universal do sacrifício do Messias, oferecendo redenção a todos os que crerem.

 A Exaltação do Messias por Deus

Finalmente, Isaías 53:12a

Eu lhe darei as honras de um soldado vitorioso,
pois ele se expôs à morte.
Foi contado entre os rebeldes;
levou sobre si a culpa de muitos e intercedeu pelos pecadores.

Prevê que, devido ao Seu sacrifício, o Messias seria grandemente exaltado por Deus. Essa exaltação é evidenciada em Mateus 28:18, onde Jesus, após Sua ressurreição, declara: "Toda autoridade me foi dada no céu e na terra". A profecia de Isaías é cumprida na gloriosa exaltação de Cristo após a consumação de Sua obra redentora.


Em conclusão, Isaías 53 é um testemunho eloquente da precisão das profecias bíblicas. As promessas feitas séculos antes encontram seu cumprimento perfeito em Jesus Cristo. Ao explorarmos as conexões entre Isaías 53 e os textos do Novo Testamento, somos lembrados da fidelidade de Deus em cumprir Suas promessas e do profundo amor revelado no sacrifício redentor do Messias. Que essas verdades inspirem nossa fé e adoração ao Deus que guia a história da redenção.


Oremos

Senhor, Soberano e Santo, Humilde e Misericordioso,

Tu me trouxeste ao vale da visão, onde vivo nas profundezas, mas te vejo nas alturas; cercado por montanhas de pecado, contemplo a tua glória.

Tu me mostraste o teu servo justo, o Messias prometido, que sofreu a angústia da minha alma, e levou sobre si as minhas transgressões.

Tu me revelaste a sua obediência perfeita, que me fez justo diante de ti, e a sua morte expiatória, que me salvou da tua ira.

Tu me convidaste a participar da sua ressurreição, que me garantiu a vida eterna, e da sua ascensão, que me deu acesso ao teu trono.

Senhor, eu te louvo pela tua graça maravilhosa, que me deu a conhecer o teu servo, o teu sacrifício, e a tua salvação.

Ajuda-me a viver em comunhão contigo, a seguir o teu exemplo, e a proclamar o teu evangelho.

Que eu seja sempre grato, humilde, e fiel, até que eu te veja face a face, no vale da visão. Amém.

Comments

  1. Amém amém que nós possamos levar uma vida de ação de graça ao nosso Messias🙌🏼🙌🏼🙏🏼 E cada vez mais seguindo o Messias e ter uma vida de agradecimento🙏🏼🙏🏼🙌🏼

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Messias Revelado nos Salmos 102, 109: Eterno, Criador, Mas Zombado

A Soberania Divina sobre a Natureza: Onde Estava Deus na Catástrofe do Sul do Brasil?

Jehovah-Raah: O Pastor Amoroso que Cuida de Seu Rebanho