Retornando à Casa de Adoração: Propósitos para o Novo Ano na Caminhada Espiritual ( Salmo 27)
Estamos nestes dias que antecedem o ano novo, e, portanto, refletindo sobre a importância de estabelecer resoluções para o próximo ano. Se eu lhe perguntasse qual é o seu maior desejo, busque responder considerando resoluções que glorifiquem o nome de Deus. O que responderia? Davi, o salmista, tinha o seu:
A única coisa que peço ao SENHOR, o meu maior desejo, é morar na casa do SENHOR todos os dias de minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar em seu templo.Salmos 27:4
Davi, perseguido por Saul, ansiava ir ao lugar onde os sacrifícios eram realizados no tabernáculo móvel, o qual foi posteriormente substituído pelo Templo de Jerusalém, construído por seu filho Salomão. Antes da construção do Templo, utilizavam a tenda do tabernáculo, conhecida como "Tenda da Reunião" ou "Tenda da Congregação".
Davi expressava o desejo de estar onde o povo de Deus se reunia, afirmando que seu maior desejo era morar na casa do Senhor todos os dias de sua vida e contemplar a beleza divina. Transpondo isso para nossos dias, ele estava falando sobre frequentar a igreja, algo que muitos cristãos têm negligenciado, contribuindo para o crescente fenômeno dos "desigrejados".
Os desigrejados são indivíduos que se identificam como cristãos, mas não frequentam nenhuma igreja. Há perigos associados a essa decisão, como o enfraquecimento da fé, a perda de perspectiva espiritual e a ausência de comunhão e prestação de contas.
A igreja, entretanto, não é apenas um edifício; é uma comunidade de pessoas que se reúnem para adorar a Deus e crescer juntas em fé. Se você se identifica como desigrejado, considere encontrar uma comunidade cristã com a qual possa se conectar e crescer espiritualmente. A vida cristã é uma jornada, e ter companheiros de viagem é essencial.
Davi, ao expressar seu desejo de estar na casa do Senhor, ressalta os benefícios dessa decisão:
- "Pois ali me abrigará em tempos de aflição e em seu santuário me esconderá; em segurança, numa rocha alta, me colocará."
- "Então manterei a cabeça erguida, acima dos inimigos que me cercam."
- "Em seu santuário, oferecerei sacrifícios com gritos de alegria; cantarei e louvarei o SENHOR com música."
Esses benefícios incluem proteção divina, força em tempos difíceis e alegria na adoração. Portanto, considere fazer da frequência à igreja uma resolução para o ano novo, buscando experimentar esses benefícios em sua jornada espiritual.
Como tem sido a sua frequência a uma igreja? Refletir sobre essa questão é fundamental para avaliar a própria conexão espiritual e a busca pelos benefícios mencionados. A comunhão regular com uma comunidade de fé proporciona não apenas um ambiente propício para o crescimento espiritual, mas também um refúgio em meio às adversidades e uma fonte constante de alegria na adoração.
Ao considerar a resolução de participar ativamente de uma igreja, você está abrindo portas para a proteção divina que Davi encontrou nos tempos de aflição. A força em momentos difíceis será fortalecida pela comunhão com outros crentes, e a alegria na adoração se tornará uma constante em sua vida espiritual.
Portanto, desafio-o a refletir sobre sua presença na casa do Senhor, reconhecendo o valor da comunhão cristã e buscando uma participação mais ativa na jornada espiritual. Faça da frequência à igreja uma resolução não apenas para o ano novo, mas para toda a sua vida, encontrando, assim, uma fonte constante de bênçãos e crescimento espiritual.
Oremos
Ó Deus, nosso Pai celestial, nos aproximamos de Ti neste momento de reflexão e busca por resoluções que glorifiquem o Teu santo nome. À medida que nos preparamos para entrar em um novo ano, reconhecemos a importância de alinhar nossos desejos aos Teus propósitos divinos.
Assim como Davi, o salmista, expressou seu mais profundo desejo de habitar em Tua casa todos os dias de sua vida, buscamos, Senhor, a mesma paixão por uma comunhão constante Contigo. Que nossos corações anseiem pela beleza da Tua presença, e que nossas resoluções sejam moldadas pela busca sincera por Ti.
Recordamos, ó Deus, os dias de Davi, perseguido por Saul, quando ansiava pelo lugar onde os sacrifícios eram realizados no tabernáculo móvel. Hoje, pedimos a Tua orientação para que possamos encontrar, em Tua casa, refúgio em tempos de aflição, segurança em Tua rocha alta e a capacidade de manter nossas cabeças erguidas acima dos inimigos que nos cercam.
À luz da Tua Palavra, compreendemos os perigos associados à decisão de se afastar da comunidade dos crentes, dos desafios que surgem no enfraquecimento da fé, na perda da perspectiva espiritual e na ausência de comunhão e prestação de contas. Pedimos, Senhor, que nos conduzas de volta à Tua presença e ao convívio com os irmãos em Cristo.
Louvamos-Te, ó Deus, por seres o construtor da verdadeira igreja, uma comunidade de pessoas que se reúnem para adorar a Ti e crescer juntas em fé. Àqueles que se identificam como desigrejados, imploramos Tua graça para guiá-los a encontrar uma comunidade cristã onde possam se conectar e crescer espiritualmente.
Assim como Davi encontrou benefícios significativos ao desejar estar na Tua casa, rogamos por essas mesmas bênçãos em nossas vidas. Que possamos experimentar Tua proteção divina, encontrar força em tempos difíceis e descobrir alegria genuína na adoração.
À medida que nos aproximamos do novo ano, Senhor, desafiamos nossos corações a considerar seriamente nossa frequência à igreja. Que essa reflexão nos conduza a uma resolução firme de participar ativamente de uma comunidade de fé, reconhecendo o valor da comunhão cristã e buscando uma vida de constante crescimento espiritual.
Que o ano que se inicia seja marcado por uma presença mais assídua em Tua casa, Senhor, onde encontramos fontes inesgotáveis de bênçãos, crescimento e alegria. Em Teu nome oramos, amém.
Salmos 122:1 NVT
ReplyDelete[1] Alegrei-me quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor”.
Amém glória Deus aleluia🙏🏼🙏🏼🙌🏼🙌🏼
ReplyDelete