O Julgamento na Casa de Deus (parte 1) : Salmo 50
Estamos hoje estudando um salmo que está bem perto do meu coração. Se você me perguntasse quais são as partes favoritas das Escrituras, com certeza eu diria que este é uma delas. Antes de começar propriamente dito, gostaria de compartilhar meu testemunho em relação à leitura deste salmo, que foi tão impactante para mim que já estou escrevendo um livro, usando em grande parte este salmo. Assim, a forma como considero que o Senhor falou comigo é bastante pessoal. Sei que a interpretação correta das escrituras não envolve se incluir diretamente na interpretação, mas peço licença, pois estarei fazendo isso. Para começar, devo dizer que este salmo é considerado um salmo de julgamento de Deus sobre o Seu povo.
No entanto, permita-me compartilhar minha experiência pessoal neste salmo. No dia 9 de setembro de 2020, em meu dia de folga, levei minha esposa para trabalhar em uma cidade cerca de 40 milhas de casa. Ao deixá-la lá, fui para o centro da cidade, onde normalmente fazia entregas de aplicativos, levando comida às casas. Mas naquele dia, eu não estava conseguindo, pois estava tremendamente deprimido após receber uma carta do meu médico informando que a biópsia em meu pescoço indicava câncer. Então, você pode imaginar como eu estava. Naquele dia, aconteceu um fenômeno estranho; estávamos na Bay Area de San Francisco, com dezenas de incêndios, causando uma densa fumaça sobre as cidades. Isso era horrível, mas naquele dia, a fumaça ficou acima das nuvens, criando uma escuridão intensa, como você pode ver na foto abaixo. Eram 10 da manhã, mas parecia noite.
Com o resultado do câncer em mãos e a mente cheia de questionamentos, senti vontade de ler a Bíblia. Fui até o carro, peguei a Bíblia e fiz algo que não aconselho a fazer: abri a Bíblia aleatoriamente. No entanto, foi o que fiz, e ela abriu no Salmo 50. Pretendo dedicar dois dias de estudo ao Salmo 50 para isso; hoje farei alguns comentários introdutórios, e no estudo de amanhã concluiremos.
Algo que me chamou a atenção e considero que o Senhor falou diretamente comigo. Neste salmo, Deus (o Todo-Poderoso), Yahweh, convoca Seu povo para conversar: "Congregai os meus santos, aqueles que fizeram comigo um concerto com sacrifícios. E os céus anunciarão a sua justiça, pois Deus mesmo é o Juiz" (versículo 5). Ele declara ter acusações contra o Seu povo e expõe essas acusações:
Ó meu povo, ouça o que direi, estas são minhas acusações contra você...V7
O versículo 7 destaca: "Eu sou Deus, o seu Deus". E o meu sentimento de uma experiência pessoal tomou conta de mim. Somando a isso, foi o que estava acontecendo naquele dia.
O Senhor chama o povo para conversar e expor seus erros, mas a forma como Deus se apresenta foi chocante para mim. Ele não faz silêncio; o fogo devora tudo ao seu redor. Ele convoca os céus e a terra para serem testemunhas daquele momento. Naquele momento, fui tomado por uma convicção enorme de que o Senhor falaria comigo. Aquele dia inusitado, escuro, com fogos ao redor de onde eu estava, me transportou para aquele salmo. Isso foi de enorme ajuda para fortalecer nos meses seguintes durante o meu tratamento contra o câncer, que incluiu quimioterapia e radioterapia, experiências terríveis. No entanto, considero aquele encontro como o maior marco da minha vida.
Permita-me fazer uma afirmação:
Na vida do cristão, nada acontece por acaso (Rm 8:28). Tudo provém das mãos de Deus, e Ele, o Senhor, o utiliza da maneira que desejar para realizar o que Ele bem entender. E Ele não tem a obrigação de prestar satisfações a nós. Portanto, compreendo, tanto pela experiência quanto pelas Escrituras, que o câncer que enfrentei foi permitido por Deus, sendo um presente dele em meu aniversário, pois comecei a perceber o nódulo em agosto, no mês do meu aniversário. Digo presente do Senhor com o propósito de glorificar o Seu nome.
Um salmo de julgamento.
Como mencionamos na introdução, sim, este é um salmo de julgamento. Como me encaixo nele? Que tipo de pecado eu estava cometendo? Por que deveria me arrepender? Bem, aí começa algo interessante, pois a interpretação que tive naquele momento e nos dias e anos seguintes tem servido e está servindo para que eu faça o que estou fazendo agora com você. Nunca passou pela minha mente escrever um blog, abrir uma página no YouTube ou no TikTok, muito menos escrever um livro. Considero que o confronto de Deus em minha vida pode e poderá ser de encorajamento para a sua vida, e é isso que estou fazendo neste presente momento ao escrever este blog.
Oro para que o Senhor agarre o seu coração e fale com você de uma forma poderosa, levando-o a mudar, crescer e buscar servir o nosso Deus enquanto existe tempo, pois para mim fica evidente que o Senhor tem usado de disciplina, como compartilhamos acima, e Ele começará pela Sua igreja.
Veja o versículo 8: "Não o reprovarei por seus sacrifícios, nem pelos holocaustos que sempre oferecem." Ao começar a apresentar sua causa ao povo, e neste caso a mim, Ele diz que a reprovação não seria por causa daquilo que Ele já tinha estipulado fazerem - pegar alguns animais, levá-los ao sacrifício como oferta. Não, o Senhor não estava repreendendo por isso. Mas sim por atitudes, corações e um mecanismo religioso de superficialidade. Isso é o que o Senhor confrontará.
E onde eu estava? Bem, peço licença a você para ser pessoal novamente. Eu estava bem, com boa saúde, tendo uma esposa maravilhosa, meu filho e minha filha envolvidos na igreja, sem ter nenhuma preocupação. A comunidade brasileira ao meu redor, pessoas que tenho total estima, gosto muito desses irmãos. Estava frequentando a igreja dos meus sonhos, excelentes pregações expositivas, forma de governo baseado no Novo Testamento, e com ótimos congressos. Nestes congressos, vi andando em nosso meio grandes escritores, na minha opinião, os melhores de nossa época: John MacArthur, Steve Lawson, D.A Carson. Como você pode perceber, são excelentes pregadores, e tudo isso dentro da minha igreja.
No entanto, creio que me acostumei com isso e tomei gosto. Já estava na igreja por mais de 7 anos, e tudo ia bem; todos os domingos separava um horário para ir cultuar, participava da ceia, de alguns projetos da igreja como levar comida aos sem-teto, mas considero que estava morno, conforme descrito em Apocalipse:
¹⁵ Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
¹⁶ Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Apocalipse 3:15,16
As atividades dominicais eram excelentes, e ao término desses cultos, íamos a algum restaurante e passávamos ali bom tempo. Em todos esses 7 anos frequentando a igreja, nunca havia passado pela minha mente se membros da igreja ou mesmo que deveria cooperar de forma organizada através de ofertas. Às vezes, o que tinha na carteira dava; quando não tinha, não dava. E enumeras outras situações da vida diária, que falarei amanhã, vão revelando um coração morno.
Mas, como podemos perceber, o Senhor Deus irá confrontar o Seu povo e o que ele espera são os corações deles, não uma aparente religiosidade vazia, sem comprometimentos. Mais as coisas irão mudar, pois o Senhor irá finalmente apresentar o que Ele requer de nós.
Ofereçam a Deus seu sacrifício de gratidão
e cumpram os votos que fizerem ao Altíssimo.
15 Então clamem a mim em tempos de aflição;
eu os livrarei,e vocês me darão glória.
V 14,15
Hoje vou parar por aqui; amanhã, na segunda parte, pretendo desenvolver um pouco mais neste versículo, que considero ser o principal, pois aí está tudo que o Senhor deseja do Seu povo naquele tempo, a mim e a você: “Que fizeram com o Senhor uma aliança” (versículo 5).
Bem, para sua meditação neste dia: Não se esqueça de que tudo o que você buscar fazer, se não vem de um coração grato, o Senhor não deseja.
Oremos
Ó Deus Altíssimo, fonte de toda graça e misericórdia, nos achegamos a Ti humildemente, reconhecendo a grandiosidade do Teu ser. Aceita, Senhor, nosso sacrifício de gratidão, pois reconhecemos que cada bênção provém de Tuas mãos generosas.
Em particular, queremos expressar nossa profunda gratidão, pois compreendemos que a gratidão é a maior virtude do cristianismo. É através dela que nossos corações se inclinam diante de Ti, reconhecendo não apenas Tuas dádivas, mas a magnitude do Teu amor e da Tua graça. Que a gratidão seja o alicerce de nossa relação Contigo, e que, em cada passo, possamos perceber Tua mão guiando e sustentando.
Ao contemplarmos este versículo que nos exorta a cumprir nossos votos perante o Altíssimo, pedimos, Senhor, que nos capacites a sermos fiéis em nossos compromissos contigo. Que nossas promessas sejam reflexo da devoção sincera de nossos corações, e que possamos honrar-Te com nossa fidelidade.
Em tempos de aflição, Deus compassivo, clamamos a Ti. Sabemos que és um refúgio seguro, o ouvido atento ao gemido do coração aflito. Em meio às tribulações, estende Tua mão salvadora sobre nós. Livra-nos, ó Senhor, e que, ao experimentarmos Tua libertação, nossa resposta seja um louvor vibrante e a concessão de glória ao Teu santo nome.
Que a gratidão, como a mais elevada virtude do cristianismo, permeie cada palavra desta oração. Que, em todos os momentos, sejamos conscientes de tua bondade e graça, respondendo com corações transbordantes de gratidão. Senhor, que nossa vida seja um testemunho vivo da Tua fidelidade e do Teu poder redentor.
Em nome do Senhor Jesus, que intercede por nós diante do Teu trono, oramos e agradecemos. Amém.
Amém🙏🏼🙏🏼
ReplyDelete