Jesus: O Rei e Sacerdote Eterno (Salmo 110)




 O Salmo 110 tem a distinção de ser o texto do Antigo Testamento mais frequentemente citado no Novo Testamento. Escrito pelo rei Davi, o Salmo 110 é um salmo real que profetiza a ascensão e o governo de um futuro rei messiânico. Este rei, segundo Davi, virá com o poder do Senhor (Salmo 110:2)

Senhor estenderá seu reino poderoso desde Sião;
você governará seus inimigos.

 e estabelecerá o governo de Deus sobre toda a terra (v. 5)

O Senhor está à sua direita para protegê-lo;
esmagará muitos reis no dia de sua ira.

 Ele julgará entre as nações (Salmo 110:6),

Castigarás as nações e encherá suas terras de cadáveres;
esmagará cabeças por todo o mundo.

Derrotará os inimigos de Deus (Salmo 110:1, 6)

até que eu humilhe seus inimigos
e os ponha debaixo de seus pés”.

E reunirá o povo de Deus para Si mesmo (Salmo 110:3).

Quando você for à guerra,
seu povo o servirá de livre vontade.

 E em um passo particularmente surpreendente, Davi até chama este rei de "meu Senhor" (Salmo 110:1),

Senhor disse ao meu Senhor:
“Sente-se no lugar de honra à minha direita,

Reconhecendo a superioridade de seu descendente real.


No centro desta extraordinária profecia está um dos personagens mais misteriosos do Antigo Testamento. Davi diz: "O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque" (Salmo 110:4). Melquisedeque aparece apenas mais uma vez no Antigo Testamento. Depois que Abraão derrotou os quatro reis do Oriente e resgatou seu sobrinho Ló, ele encontrou Melquisedeque, identificado como o rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo (Gênesis 14:18-20). Davi vê neste misterioso personagem a pessoa e obra de Jesus Cristo como o Grande Rei e o Grande Sumo Sacerdote de Seu povo.


Em Jesus, o Sumo Sacerdote Supremo, encontramos um Deus que conhece nossas aflições, que carregou nosso pecado e que governa sobre nós como nosso Senhor misericordioso.


Sacerdote Real

 Davi compreendeu que o rei messiânico de Israel governaria sobre todas as coisas, incluindo o sagrado reservado para os sacerdotes. Mas, sobre que base o rei de Israel poderia servir também como sacerdote? Afinal, não foi o rei Saul rejeitado por exercer prerrogativas sacerdotais (1 Samuel 13:13-14)? Davi encontra em Melquisedeque não apenas a base para outro sacerdócio, mas a esperança de um sacerdócio melhor. Seguindo um raciocínio semelhante, o autor de Hebreus aponta que Abraão deu um dízimo do seu despojo a Melquisedeque e recebeu dele uma bênção como expressões claras da superioridade de Melquisedeque sobre Abraão (Hebreus 7:4-10). E se Melquisedeque é superior a Abraão, certamente é superior a Levi, o descendente de Abraão. Melquisedeque, cujo nome significa "rei de justiça", portanto, representa um sacerdócio melhor, em parte porque o dele é um sacerdócio real. Prefigurando o ministério de Jesus, Melquisedeque foi tanto sacerdote quanto rei.


Há um maravilhoso encorajamento para os crentes no fato de que Jesus une os ofícios de rei e sacerdote. Se Jesus fosse apenas um Rei, poderíamos viver com medo de Seu justo julgamento. Mas a boa notícia é que este Rei justo que governa sobre Seu povo também é o Sumo Sacerdote que Se oferece como sacrifício expiatório e permanece como nosso Mediador diante do Pai. Na verdade, porque temos tal Sumo Sacerdote, Ele pode "ter compaixão das nossas fraquezas" (Hebreus 4:15) e podemos "aproximar-nos do trono da graça com confiança, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro oportuno" (Hebreus 4:16). Em Jesus, o Sumo Sacerdote Supremo, encontramos um Deus que conhece nossas aflições, que carregou nosso pecado e que governa sobre nós como nosso Senhor misericordioso.


Portanto, como seguidores de Jesus Cristo, podemos nos alegrar na verdade de que Ele é nosso Rei e Sacerdote Eterno. Sua obra na cruz e Sua ressurreição nos garantem acesso à graça e misericórdia de Deus. Assim, podemos nos aproximar do trono da graça com confiança, sabendo que nosso Senhor misericordioso está sempre pronto para nos ajudar em nossas necessidades.


Que possamos nos firmar na promessa do Salmo 110 e na realidade do sacerdócio eterno de Jesus. Ele é digno de toda honra, glória e louvor, agora e para sempre. Amém.

Oremos

Ó Deus Todo-Poderoso e Soberano,


Nós nos aproximamos de Ti neste momento, reconhecendo a tua majestade e grandeza conforme contemplamos as palavras do Salmo 110. Tu és o Senhor que está à direita do nosso Senhor Jesus Cristo, o Rei dos reis e o Sumo Sacerdote eterno.


Que possamos humildemente nos curvar diante de Ti, reconhecendo a tua santidade e justiça. Ajuda-nos a compreender a profunda verdade contida nestas palavras inspiradas, que nos apontam para a soberania e o governo de Cristo sobre todas as coisas.


Senhor, que possamos entender mais plenamente a natureza do teu reino e a autoridade que confiaste a Jesus, nosso Salvador. Concede-nos corações obedientes e humildes, dispostos a servi-lo com alegria e fidelidade em todos os aspectos de nossas vidas.


Dá-nos, ó Deus, a graça de confiar em Jesus como nosso Rei e Sacerdote. Que possamos encontrar refúgio em Sua misericórdia e esperança em Sua promessa de salvação. Capacita-nos a viver vidas que reflitam a tua glória e o teu amor, seguindo os passos do nosso Senhor e Mestre.


Que o teu Espírito Santo nos guie e fortaleça conforme meditamos nas verdades do Salmo 110. Que possamos ser transformados por tua Palavra e viver vidas que honrem o nome do nosso Senhor Jesus Cristo.


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Comments

Post a Comment

Popular posts from this blog

A Falsa Paz do Cavaleiro Branco – Apocalipse 6:1-3

Uma Introdução ao Capítulo 8 de Romanos: A Liberdade em Cristo

A Queda do Homem: O Pecado de Adão e Sua Transmissão à Humanidade