Como uma Ovelha no Penhasco: Salmo 119:169-176

 


Estende a tua mão para me ajudar,
pois escolhi seguir tuas ordens.

Ó Senhor, anseio por teu livramento;


Andei sem rumo, como ovelha perdida;

vem buscar teu servo,

pois não me esqueci de teus mandamentos.

O Salmo 119 é uma obra-prima de devoção, um cântico que ecoa os anseios mais profundos da alma humana em busca da orientação divina. No seu encerramento, nos versículos 169 a 176, o salmista retrata vividamente a jornada espiritual como uma ovelha buscando direção no penhasco da vida. Nesta reflexão, mergulharemos nos últimos versículos deste salmo, explorando a súplica do salmista e a resposta esperançosa que ele encontra em Deus.


O salmista inicia sua oração com uma petição sincera: "Ó SENHOR, ouve meu clamor; dá-me entendimento, como prometeste" (versículo 169). Aqui, vemos a humildade do salmista, reconhecendo sua necessidade de orientação e sabedoria divina. Ele se agarra à promessa de Deus de conceder entendimento àqueles que o buscam, revelando uma confiança inabalável na fidelidade de Deus às suas promessas.


Em seguida, o salmista implora: "Ouve minha oração; livra-me, conforme tua palavra" (versículo 170). Ele clama por libertação, confiando na palavra de Deus como sua fonte de esperança e segurança. Esta é uma expressão da profunda fé do salmista na capacidade de Deus de agir em seu favor, de acordo com os princípios estabelecidos em sua palavra.


No versículo 171, o salmista declara seu compromisso de louvar a Deus: "Que louvor transborde de meus lábios, pois tu me ensinas teus decretos." Aqui, vemos uma mudança de tom, de súplica para louvor. O salmista reconhece a bondade e a sabedoria de Deus manifestadas em seus ensinamentos, e seu coração transborda de gratidão.


Ele continua afirmando: "Que minha língua cante sobre tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justos" (versículo 172). O salmista reconhece a justiça e a retidão dos mandamentos de Deus, comprometendo-se a proclamá-los e vivê-los em sua vida diária.


No versículo 173, o salmista pede a ajuda de Deus: "Estende a tua mão para me ajudar, pois escolhi seguir tuas ordens." Aqui, vemos a humildade do salmista mais uma vez, reconhecendo sua dependência da graça e do auxílio divinos para seguir fielmente os caminhos de Deus.


Nos versículos finais, o salmista expressa seu desejo ardente pela presença de Deus: "Ó SENHOR, anseio por teu livramento; tua lei é meu prazer" (versículo 174). Ele anseia por experimentar a libertação e a presença restauradora de Deus, encontrando alegria e prazer na observância dos mandamentos divinos.


Finalmente, o salmista conclui sua oração reconhecendo sua própria fragilidade e necessidade contínua de Deus: "Andei sem rumo, como ovelha perdida; vem buscar teu servo, pois não me esqueci de teus mandamentos" (versículo 176). Aqui, vemos a imagem poderosa do salmista como uma ovelha perdida, clamando pela orientação e proteção do seu Pastor celestial. Apesar das dificuldades e desafios da vida, o salmista mantém sua fé inabalável na fidelidade e no cuidado de Deus.


A Resposta Esperançosa:

  • Gratidão pela Palavra: O salmista reconhece a bondade e a sabedoria de Deus em seus ensinamentos e transborda de gratidão (v. 171).
  • Compromisso com a Obediência: Ele se compromete a proclamar e viver os mandamentos de Deus em sua vida (v. 172).
  • Dependencia da Graça: Reconhece sua necessidade da ajuda de Deus para seguir fielmente seus caminhos (v. 173).

Assim como uma ovelha segue seu pastor, podemos seguir confiantemente a Deus, sabendo que Ele nos guiará e nos sustentará em todos os momentos. Que possamos, como o salmista, buscar incessantemente a presença de Deus e encontrar paz e segurança em sua palavra.

Oremos

Ó Senhor, meu Deus e Pai celestial,

Em Tua presença me prostro, reconhecendo minha total dependência de Ti. Sou como uma ovelha em um penhasco, necessitada de Tua orientação e proteção.

Estende a Tua mão poderosa para me ajudar,

Pois escolhi seguir Teus santos preceitos. Concede-me, Senhor, o entendimento prometido em Tua palavra, para que eu possa discernir Teus caminhos e seguir-te com fidelidade.

Anseio por Tua libertação, ó Deus de misericórdia.

Em meio às tempestades da vida, confio na Tua palavra como minha âncora. Que minha fé seja firme, e que eu possa encontrar esperança e segurança em Ti, mesmo nos momentos mais turbulentos.

Que louvor transborde de meus lábios, ó Pai de amor.

Que minha vida seja um testemunho da Tua bondade e sabedoria. Que eu encontre alegria em proclamar Teus mandamentos e em viver segundo Tua vontade.

Reconheço minha fragilidade, ó Deus todo-poderoso.

Minha constante necessidade de Tua graça me faz clamar por Ti. Que Tua mão esteja sempre estendida para me ajudar, para que eu possa seguir-te de perto, confiante em Tua provisão e cuidado.

Senhor, não me deixes vaguear como uma ovelha perdida.

Vem buscar Teu servo e guiar-me de volta ao Teu redil. Que eu jamais me esqueça de Teus mandamentos, mas que os guarde no fundo do meu coração, como um tesouro precioso.

Capacita-me, ó Deus de toda a graça,

A seguir-te com diligência e devoção, até o fim dos meus dias. Que minha vida seja um reflexo da Tua glória, um louvor constante ao Teu nome.

Em nome de Jesus Cristo, meu Salvador e Redentor, oro e agradeço.

Amém.

Comments

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Messias Revelado nos Salmos 102, 109: Eterno, Criador, Mas Zombado

A Soberania Divina sobre a Natureza: Onde Estava Deus na Catástrofe do Sul do Brasil?

Jehovah-Raah: O Pastor Amoroso que Cuida de Seu Rebanho