O Chamado à Alegria na Casa do Senhor (Salmo 122)





O Salmo 122 começa com uma afirmação inspiradora: "Alegrei-me quando me disseram: 'Vamos à casa do SENHOR'" (Salmo 122:1).


Essa alegria genuína de estar na presença de Deus levanta questões sobre nossa própria experiência na igreja e nosso entendimento sobre o culto.

Gostaria de convidá-lo a uma reflexão pessoal. Imagine-me olhando nos seus olhos, fazendo estas perguntas diretamente, e peço que responda com toda sinceridade:

1- Você tem ido assiduamente a uma igreja?

2- Quando você vai à igreja, você vai com alegria?

3- Você pensa no culto ao domingo com expectativa de Deus responder a alguns dos seus questionamentos que você está passando?

4- Você concorda em dizer que não é preciso ir a uma igreja, pois nós "somos igreja", assim reunir duas ou mais pessoas juntas podemos cultuar da mesma forma?

Agora, após suas respostas, gostaria de compartilhar algumas reflexões.

No Salmo 84, encontramos uma expressão similar àquela do Salmo 122: "Senhor dos Exércitos, a minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor". Aqui, o salmista nos lembra que o atrativo da casa de Deus não está nas comodidades físicas ou na ornamentação, mas na presença do próprio Deus. "Senhor dos Exércitos" É nesse ambiente que encontramos instrução, palavra de Deus, a Bíblia aberta, a Bíblia lida, a Bíblia exposta, e a Bíblia aplicada.

Você já teve estas experiências?

Quantas vezes nos encontramos fracos, doentes, ou enfrentando problemas, e ao chegarmos à igreja, encontramos consolo, cura e fortalecimento para a alma? Assim como Isaías 6, que encontrou um novo horizonte ao contemplar a glória de Deus na casa d'Ele, nós também encontramos comunhão na presença dos nossos irmãos em fé. Essa reunião é preciosa aos olhos do Senhor, e é nela que experimentamos o verdadeiro significado de ser parte de uma família espiritual.

Porque tem que ser na igreja

Deus revela-se de forma diferente na igreja porque é um contexto onde os crentes se reúnem para adorá-lo coletivamente. A presença de Deus é manifestada de maneiras específicas quando os crentes se unem em comunhão e adoração. Essa experiência é enriquecida pela presença do Espírito Santo, que habita nos corações dos crentes e se manifesta de maneira especial quando estão reunidos em Seu nome.

Proteção na comunhão com a igreja

Você sabia, que quando você está em comunhão com a igreja, você está protegido? Por exemplo, deixa eu ilustrar isso, lá em primeiro Coríntios 5, Paulo diz que disciplina por uma pessoa faltosa. Lembra daquele rapaz que teve aquele terrível pecado de coabitar com a mãe, a madrasta dele, e Paulo ordena que aquele moço fosse entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo. Ou seja, uma pessoa fora da comunhão da igreja, ele está entregue a Satanás. Quando você está na comunhão da igreja, você está protegido, você está guardado. O Salmo 84 diz: "Como um pássaro que achou casa o pardal, que acolhe os seus filhotes". A igreja é lugar que você encontra acolhida, é lugar que você encontra proteção, debaixo da aliança, debaixo da bênção de Deus, você é resguardado de males, de perigos, de ameaças, de tentações, de terrenos escorregadios. Na igreja é lugar para você levar seus filhos, é lugar para você criar sua família, é o lugar para você encontrar proteção de Deus para você e para a sua casa.

Eu sou a igreja?

Um equívoco comum é pensar que "eu sou a igreja", no singular. Entretanto, a Bíblia nunca faz essa afirmação. Quando se refere à igreja, ela se refere ao corpo de Cristo. Assim como um corpo humano não consiste de um único membro, mas sim de uma coleção de membros que juntos formam um corpo, a igreja é um conjunto de fiéis que se reúnem em nome de Cristo. É um lugar de encontro com o Deus vivo, onde encontramos:

  • Sua presença gloriosa
  • Instrução e Palavra de Deus
  • Comunhão com irmãos
  • Refúgio e segurança
  • Redenção

Que sejamos como o salmista, que suspira e desfalece pelos átrios do Senhor. Que busquemos a casa de Deus com fervor e alegria, reconhecendo os tesouros inigualáveis que ali encontramos.

Oremos

Ó Senhor dos Exércitos, nosso Deus e Refúgio, nós nos achegamos a Ti em humildade e gratidão, reconhecendo a preciosidade da Tua presença em nossas vidas e na comunhão dos santos. Assim como o salmista, que suspirava e desfalecia pelos átrios do Senhor, nós também anelamos pela Tua presença em nossas vidas e em nossos cultos. Reconhecemos, ó Deus, que o verdadeiro atrativo da Tua casa não está nas comodidades físicas ou na ornamentação, mas na Tua própria presença, que enche nossos corações de alegria e nos renova. Nós Te louvamos, ó Deus, pelas experiências que temos tido em Tua presença na igreja. Quantas vezes nos encontramos fracos, doentes, ou enfrentando problemas, e ao chegarmos à igreja, encontramos consolo, cura e fortalecimento para a alma! Assim como Isaías contemplou a Tua glória na casa do Senhor e encontrou um novo horizonte, nós também encontramos comunhão na Tua presença e na comunhão dos nossos irmãos em fé. Senhor, protege-nos na comunhão com a Tua igreja. Reconhecemos que quando estamos em comunhão com os nossos irmãos, estamos guardados e protegidos por Ti. Assim como um pássaro encontra abrigo em seu ninho, encontramos acolhida e proteção debaixo da Tua aliança e bênção. Que possamos compreender que nós não somos a igreja individualmente, mas sim parte do corpo de Cristo. Que possamos valorizar a comunhão dos santos e buscar a Tua presença juntos, como um corpo unido em amor e adoração. Ó Senhor, que sejamos como o salmista, que suspirava e desfalecia pelos átrios do Senhor. Que possamos buscar a Tua casa com fervor e alegria, reconhecendo os tesouros inigualáveis que ali encontramos. Que a Tua presença seja o nosso refúgio e segurança em todos os momentos. Em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, oramos. Amém.

Comments

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Messias Revelado nos Salmos 102, 109: Eterno, Criador, Mas Zombado

A Soberania Divina sobre a Natureza: Onde Estava Deus na Catástrofe do Sul do Brasil?

Jehovah-Raah: O Pastor Amoroso que Cuida de Seu Rebanho