O Deus que Nunca Cochila: Uma Reflexão sobre o Salmo 121


No período em que servi o Exército Brasileiro, fui convocado para uma atividade na qual os capitães realizavam treinamentos, incluindo lançamentos de mísseis especiais. Estes mísseis, ao se aproximarem do alvo, emitiam luzes para iluminar o terreno inimigo. Estávamos posicionados a cerca de 2 quilômetros do alvo. Decidi deitar-me um pouco e cochilar brevemente, na esperança de estar pronto para observar os lançamentos desses mísseis especiais recém-adquiridos pelo exército brasileiro.

O que aconteceu? Acabei adormecendo e dormi por mais de quatro horas, perdendo completamente a exibição dos mísseis. Uma experiência única, pois nos dias anteriores estava extremamente motivado, mas hoje não tenho nenhuma lembrança. Por quê? Porque cochilei e perdi tudo. No Salmo 121, somos lembrados da constante proteção e cuidado de Deus, que nunca cochila nem dorme.

1. A Fonte do Socorro:

O salmista inicia reconhecendo sua própria fragilidade e necessidade de ajuda. Ele olha para os montes, símbolo de força e poder, e questiona: "De onde me virá socorro?" (v. 1). A resposta vem logo em seguida: "Meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra!" (v. 2).

2. A Segurança Inabalável:

Deus, o criador do universo, é a fonte de todo socorro e proteção. Ele não permite que seus filhos tropecem ou caiam, pois está sempre vigilante e atento às suas necessidades. O salmista afirma com convicção: "Aquele que o protege não cochilará" (v. 3).

3. A Proteção Constante:

A proteção divina se estende por todos os momentos da vida. O Senhor é comparado a um pastor que guarda seu rebanho com amor e cuidado: "Aquele que guarda Israel não cochila nem dorme" (v. 4). Ele está sempre ao nosso lado, como uma sombra que nos abriga do sol escaldante do dia e da escuridão da noite (v. 5).

4. A Libertação do Mal:

Deus nos protege de todo mal, tanto físico quanto espiritual. Ele é nosso escudo contra as armadilhas do inimigo e nos livra de todo perigo. O salmista declara com confiança: "O Senhor o guarda de todo mal e protege sua vida" (v. 7).

5. A Presença Eterna:

A proteção divina não se limita a um momento ou situação específica. O Senhor nos guarda em tudo que fazemos, desde o nascer ao por do sol, e estará conosco para sempre: "O Senhor o guarda em tudo que você faz, agora e para sempre" (v. 8).

Conclusão:

O Salmo 121 é um poderoso lembrete de que podemos descansar na segurança e proteção do Deus que nunca cochila. Ele nos convida a depositar nossa confiança em seu amor infinito e a viver com a certeza de que Ele estará sempre ao nosso lado, nos guiando e amparando em cada passo da nossa jornada.

Oremos

Ó Senhor Deus,

Humildemente reconhecemos nossa fragilidade diante de Ti. Somos como ovelhas desgarradas, necessitadas de Tua proteção e guia. Clamamos por Teu socorro, pois Tu és a Fonte de toda força e poder. Em Ti encontramos o amparo que nossas almas necessitam.

Em Tua presença, encontramos segurança inabalável.

Tua vigilância constante nos assegura contra qualquer tropeço ou queda. Tu, que jamais cochilas, velas sobre nós com amor eterno, guardando-nos como um pastor zeloso protege seu rebanho. Tua fidelidade é nosso escudo contra as investidas do inimigo, e Tua paz nos envolve como um manto protetor.

Em cada instante de nossa jornada, encontramos Teu amparo fiel.

Tu és nosso refúgio em meio às tempestades da vida. Livra-nos do mal e preserva nossa vida em Tua infinita misericórdia. Nada nos pode separar do Teu amor, que nos acompanha em cada passo que damos.

Em Ti, encontramos não apenas proteção temporária, mas a presença eterna que nos acompanha desde o nascer até o pôr do sol.

Em cada decisão que tomamos, Tu estás conosco, guiando-nos com Tua luz e sustentando-nos com Tua graça. Teu amor é a bússola que nos direciona em meio às incertezas da vida.

Assim, Senhor, descansamos na certeza de Tua fidelidade.

Que este Salmo seja para nós um constante lembrete de que em Ti encontramos refúgio seguro. Em Teus braços encontramos paz para toda a eternidade.

Amém.

Comments

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Messias Revelado nos Salmos 102, 109: Eterno, Criador, Mas Zombado

A Soberania Divina sobre a Natureza: Onde Estava Deus na Catástrofe do Sul do Brasil?

Jehovah-Raah: O Pastor Amoroso que Cuida de Seu Rebanho