A Supremacia do Auxílio Divino sobre as Forças Terrenas Salmo 146:5

 

Ontem, recebi um comentário de uma querida irmã em Cristo que é uma assídua leitora deste blog. Ela fez um comentário sobre o Salmo 146, versículo 5, e eu achei pertinente trazer essa reflexão, uma verdadeira pepita dos ensinos de nosso Deus, para discussão aqui. Colocarei três versões diferentes desse versículo e perguntarei se você consegue perceber algo em comum:

"Como são felizes os que têm o Deus de Jacó como seu auxílio, os que põem sua esperança no Senhor, seu Deus." (NVT)

"Feliz aquele que é ajudado pelo Deus de Jacó, cuja esperança está no Senhor, seu Deus." (O LIVRO)

"Feliz aquele que recebe ajuda do Deus de Jacó." (Linguagem de Hoje)

Percebeu? A palavra que parece saltar do texto é "auxílio", "ajudado" e "recebe ajuda". Por que isso é importante? Porque temos o nosso todo-poderoso Deus trabalhando por nós! Sim, isso é extraordinário. Aqui temos uma lição poderosa, contrastando com o perigo de confiar ou esperar ajuda dos poderosos.

"Não confiem nos poderosos; não é neles que encontrarão salvação."

Quando as lutas batem à nossa porta, não devemos correr imediatamente para os poderosos em busca de solução. Quem são os poderosos? Você os encontra em todos os lugares neste dia, na televisão, na internet com seus noticiários, opiniões e pareceres. São eles políticos, celebridades, líderes religiosos, ou até mesmo profissionais de destaque como médicos e artistas. A reação natural pode ser procurar ajuda nos recursos e influências terrenas, mas o Salmo 146 nos alerta para uma abordagem diferente. Esta é a orientação bíblica que todos aqueles que foram alcançados pela graça de Deus devem seguir

O interessante é que esses dois versículos estão próximos, alertando-nos a não confiar nos poderosos. Pelo contrário, feliz é aquele que o Senhor ajuda:


"Não confiem nos poderosos; não é neles que encontrarão salvação.

Quando sua vida se vai, voltam ao pó, e todos os seus planos morrem com eles.

Como são felizes os que têm o Deus de Jacó como seu auxílio, os que põem sua esperança no SENHOR, seu Deus." (Salmo 146:3-5)

Como você reage quando enfrenta desafios? Você ora primeiramente? Creio que a resposta a esta pergunta revela esta pepita de ensinamento encontrada no Salmo 146.

Muitas vezes somos tentados a buscar o parecer dos poderosos em busca de orientação ou solução para nossos problemas. Vamos ser bem específicos, sem rodeios: responda com sinceridade a esta pergunta.

Quando foi a última vez que você enfrentou alguma luta? O que você fez? Parou o que estava fazendo e foi orar? Se a resposta for negativa, demonstra que os poderosos falam mais alto em sua vida.

Bem, se realmente cremos que temos um Deus que nos auxilia, que trabalha por nós.

Ele fez os céus e a terra,

o mar e tudo que neles há;

ele cumpre suas promessas para sempre.

Faz justiça aos oprimidos

e alimenta os famintos.

O Senhor liberta os prisioneiros.

O Senhor abre os olhos dos cegos.

O Senhor levanta os abatidos.

O Senhor ama os justos.

O Senhor protege os estrangeiros

e cuida dos órfãos e das viúvas,

mas frustra os planos dos perversos

Conclusão

Porque desde o começo do mundo,
nenhum ouvido ouviu
e nenhum olho viu um Deus semelhante a ti,
que trabalha em favor dos que nele esperam.
 Isaias 64:4

Isaías 64:4 reforça essa mensagem, revelando que desde o começo do mundo nenhum ouvido ouviu e nenhum olho viu um Deus semelhante a Ele, que trabalha em favor dos que nele esperam. Portanto, nossa confiança não deve ser colocada nos poderosos deste mundo, cuja ajuda é passageira e limitada, mas sim no Deus todo-poderoso, cujo amor e cuidado por aqueles que Nele esperam são incomparáveis.

Ao enfrentarmos desafios, somos desafiados a refletir sobre nossa primeira reação. Será que buscamos imediatamente a ajuda dos poderosos terrenos ou nos voltamos para Deus em oração? A resposta revela onde verdadeiramente depositamos nossa confiança e esperança.

Portanto, que possamos aprender com o Salmo 146 a depositar nossa confiança no Deus de Jacó, reconhecendo que Ele é nosso verdadeiro auxílio em todas as circunstâncias. Que nossa primeira reação diante das lutas seja buscar Sua presença e orientação, confiantes de que Ele é capaz de agir em nosso favor. Que possamos reconhecer a limitação dos poderosos terrenos e encontrar segurança na soberania e amor de Deus.

Oremos

Ó Deus, Criador dos céus e da terra, nós nos aproximamos de Ti humildemente em oração neste momento. Reconhecemos, ó Senhor, a tua soberania sobre todas as coisas, e louvamos o teu nome por seres o Deus que trabalha em favor dos que em Ti esperam.


Hoje, ó Pai, fomos confrontados com a tua Palavra, que nos lembra da importância de colocar nossa confiança em Ti, o único verdadeiro auxílio em todos os momentos de necessidade. Como é glorioso saber que não há nenhum outro Deus semelhante a Ti, cujo amor e cuidado por nós são incomparáveis desde o início dos tempos até a eternidade.


Ao refletirmos sobre os ensinamentos do Salmo 146 e do profeta Isaías, somos despertados para a verdadeira fonte de esperança e ajuda. Conceda-nos, ó Senhor, a graça de não confiar nos poderosos deste mundo, cuja ajuda é passageira e limitada. Em vez disso, que possamos depositar toda a nossa confiança em Ti, o Deus de Jacó, cujo poder e bondade são insondáveis.


Perdoa-nos, Senhor, por todas as vezes em que buscamos soluções nos recursos humanos antes de nos voltarmos para Ti em oração. Que o nosso coração seja transformado para que, diante de qualquer desafio, nossa primeira reação seja buscar a Tua presença e orientação.


Que possamos aprender com os salmos e profecias sagradas a depositar nossa confiança inabalável em Ti, sabendo que és capaz de agir em nosso favor em todas as circunstâncias. Que a nossa fé seja fortalecida pela certeza de que não há nenhum outro Deus que possa se comparar a Ti.


Em nome do teu amado Filho, Jesus Cristo, oramos. Amém.


Comments

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Messias Revelado nos Salmos 102, 109: Eterno, Criador, Mas Zombado

A Soberania Divina sobre a Natureza: Onde Estava Deus na Catástrofe do Sul do Brasil?

Jehovah-Raah: O Pastor Amoroso que Cuida de Seu Rebanho