Desvendando o Desconhecido: A Jornada para Entender Quem Deus Realmente É

 

O Salmo 50:21b declara: 

"Pensavas que eras como eu?".

Este versículo me leva a uma profunda lembrança pessoal, pois foi este salmo que se tornou a base para mim no auge da minha luta contra o câncer. Desde então, ele se tornou um alicerce firme para toda a minha vida. Hoje, retorno a ele e gostaria de escrever sobre o que considero de suma importância para nossas vidas: Deus e seus atributos. Sei que é uma tarefa audaciosa, mas necessária.

Neste pequeno versículo, somos confrontados com a realidade prevalente em nosso século: poucos conhecem os atributos de Deus. A grande maioria tem uma visão distorcida, criando assim um deus à sua imagem e semelhança, quando na verdade é totalmente o contrário. Como alguém disse, "A coisa mais importante sobre você é o que vem à sua mente quando você pensa em Deus.

Tudo o mais em sua mente e coração é secundário e subsidiário ao que vem à sua mente quando você pensa em Deus. Diga-me no que você acredita sobre Deus e com certeza poderei inferir muitas coisas sobre sua vida. É tão crucial assim. Podemos dizer que uma visão elevada de Deus leva a uma adoração elevada e santa, enquanto uma visão baixa leva a uma adoração trivial e uma vida mundana.


Então, o que você acredita sobre quem Deus realmente é? Isso é o leme do navio. É o motor do carro e é o volante. Toda a sua vida, quer você perceba ou não, está sendo conduzida e dirigida por quem você acredita que Deus é. Portanto, os atributos de Deus realmente trazem nitidamente para o foco o conhecimento de Deus.

A doutrina de Deus: a lente através da qual vemos tudo

Gosto sempre deste versículo de Jeremias 6:16: "Assim diz o Senhor: Ponham-se nas encruzilhadas e olhem; perguntem pelos caminhos antigos; perguntem pelo bom caminho e sigam-no, e a alma de vocês encontrará descanso." Somos encorajados a buscar os caminhos antigos, e não há melhor exemplo disso do que ao estudarmos os Atributos de Deus. Devemos nos voltar aos antigos puritanos, que dedicaram muito tempo ao estudo das Escrituras e à reflexão sobre os atributos de Deus. Para eles, a santidade de Deus era um tema central em seus escritos, pois viam-na como a beleza de todos os atributos divinos. Entendiam que, sem a santidade, a sabedoria de Deus seria engano, Sua justiça, crueldade, e Sua misericórdia, sem sentido.


Acreditavam também que conhecer os atributos de Deus era essencial para uma vida espiritual saudável. Aprofundar-se na compreensão da natureza de Deus levava-os a adorá-Lo com reverência e temor. Além disso, ao revisitar as pregações dos homens de Deus que foram usados por Ele nos avivamentos históricos, encontramos uma ênfase significativa em pregações e estudos sobre os atributos de Deus. Com o passar dos anos, no entanto, as pregações tornaram-se mais humanistas, deixando de exaltar a grandeza de Deus e passando a exaltar o homem. Por essa razão, raramente ouvimos pregações que exaltam as doutrinas de Deus e instigam no homem um temor reverente. Por isso, creio que estudar sobre os atributos é de extrema importância em nossa era.

A doutrina de Deus é a mais importante da Bíblia, porque sua doutrina é a lente ou o modelo através do qual você vê tudo mais. O que você acredita sobre Deus afeta sua visão de mundo, história, cultura, sociedade, política, casamento e tudo mais. Seu conhecimento de Deus embaça ou traz nitidamente para o foco como você vê o que vê. É o conhecimento de Deus que afeta como você vê as provações, a perseguição, a tribulação e tudo mais. Tudo é governado pelo conhecimento de Deus.

E é tão importante que poderíamos dizer que a salvação é o conhecimento de Deus. Jesus orou em João 17, versículo 3: "E a vida eterna é esta: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." Estar fora do reino de Deus é meramente e superficialmente ter um conhecimento sobre Deus. Estar dentro do reino de Deus é realmente conhecer Deus.

Conhecendo a Deus: o caminho para a salvação, santificação e crescimento

João Calvino escreveu as Institutas da Religião Cristã. Onde ele começou? Ao tentar explicar o cristianismo bíblico ao Rei da França, Francisco I, para parar a perseguição dos Huguenotes na França, ele disse: "Ó Rei, se você apenas soubesse o que é o verdadeiro cristianismo, você pararia a perseguição." E então, por onde ele começa em sua explicação do que é o autêntico e genuíno cristianismo? Ele começa com o conhecimento de Deus e então o conhecimento de si mesmo, mas você não pode saber quem você é até que você saiba quem Deus é. Você não pode saber que é imundo até saber que Ele é santo. Você não pode saber o quão fraco você é até saber o quão onipotente Ele é. Então, a salvação é entrar no conhecimento de Deus. A santificação é crescer no conhecimento de Deus, 2 Pedro 3, versículo 18: "para que cresçais na graça e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo." E esse conhecimento é um conhecimento progressivo e crescente à medida que você cresce para conhecer a Deus e conhecer Cristo mais intimamente. Em João 10, versículo 14, Jesus disse: "Eu conheço os meus e os meus me conhecem." Ser conhecido por Deus é ser preordenado a entrar em relação com Ele, e a reciprocidade disso é que nós chegamos a conhecer a Deus.

Os atributos de Deus: a chave para uma vida cristã revolucionária

Então, o que você precisa saber sobre Deus? Para compreender verdadeiramente quem Deus é, é essencial entender seus atributos, que são as qualidades de caráter que descrevem seu ser interior.

Quero desafiá-lo a se dedicar de corpo e alma a este empreendimento de estudar os atributos de Deus. Nos próximos dias, estaremos mergulhando nesse estudo, pois acredito firmemente que isso revolucionará nossas vidas cristãs. Não se esqueça do que diz o livro de Daniel 11:32: "Mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo." Este é um convite para nos tornarmos fortes e ativos na fé, através do conhecimento profundo e íntimo de Deus.

Oremos

Senhor, Deus Todo-Poderoso,


À luz do Salmo 50:21b, somos humildemente confrontados com a profundidade de nossa ignorância sobre Quem Tu és. Reconhecemos que, muitas vezes, criamos uma imagem distorcida de Ti, moldada pelas limitações de nossa compreensão e pela influência do mundo ao nosso redor.


Neste momento de quebrantamento, pedimos que abras nossos olhos espirituais para enxergarmos além das nossas preconcepções e ilusões. Ajuda-nos a contemplar Teus atributos divinos, a mergulhar na verdade da Tua Palavra e a buscar uma compreensão mais profunda do Teu caráter santo e amoroso.


Perdoa-nos por nossa negligência em conhecer-Te verdadeiramente e por permitirmos que a superficialidade obscureça nossa visão espiritual. Capacita-nos a crescer no conhecimento de Ti, para que possamos viver de acordo com a Tua vontade e sermos transformados à Tua imagem.


Que este momento de reflexão e aprendizado seja o ponto de partida para uma vida cristã revolucionária, onde cada passo seja guiado pela luz da Tua verdade e cada decisão seja moldada pela sabedoria dos Teus atributos.


Em Tua infinita graça e misericórdia, concede-nos a coragem e a determinação para nos comprometermos com o estudo diligente dos Teus atributos. Que este conhecimento não apenas preencha nossa mente, mas também transforme nosso coração e nossas ações, capacitando-nos a sermos verdadeiramente fortes e ativos na fé.


Que o nosso desejo de conhecer-Te mais profundamente seja incessante e que cada passo nessa jornada nos aproxime mais de Ti, ó Deus. Que nossa busca por Ti seja constante, pois sabemos que em Ti encontramos a verdadeira vida, a verdadeira esperança e a verdadeira transformação.


Por tudo isso, Te agradecemos, Senhor, e depositamos nossa confiança em Ti. Que todo o louvor e toda a glória sejam para Ti, agora e para sempre.


Amém.


Comments

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Messias Revelado nos Salmos 102, 109: Eterno, Criador, Mas Zombado

A Soberania Divina sobre a Natureza: Onde Estava Deus na Catástrofe do Sul do Brasil?

Jehovah-Raah: O Pastor Amoroso que Cuida de Seu Rebanho