A Excelência de Cristo: Motivos para Aumentar Nosso Amor pelo Senhor

 


 Verdade e Fidelidade de Cristo

Em tempos onde a falsidade e o engano são abundantes, a verdade e a fidelidade se tornaram raridades preciosas. Conforme mencionado em Isaías 59:14, "Por isso o direito afastou-se de nós, e a justiça não nos alcança; esperamos pela luz, mas eis que há trevas; pelo resplendor, mas andamos na escuridão" (Isaías 59:14). Isso reflete bem a nossa realidade atual. Aqueles que permanecem fiéis e livres de engano merecem nosso grande apreço e amor. Quanto mais devemos amar Cristo, que não só fala a verdade, mas é a própria verdade personificada. Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim" (João 14:6). Ele é o mais fiel em todas as Suas empreitadas e promessas, nunca decepcionando ninguém que confia nEle, muitas vezes superando Suas próprias promessas! "Fiel é o que vos chama, o qual também o fará" (1 Tessalonicenses 5:24). Se amamos um amigo verdadeiro e fiel, quanto mais devemos amar Cristo, o amigo mais verdadeiro e fiel que a humanidade pode conhecer? A fidelidade de Cristo não apenas reforça nossa confiança nEle, mas também deve intensificar nosso amor por Ele.

 

 Plenitude e Suficiência Total de Cristo

Aqueles que possuem grandes riquezas e têm corações generosos são naturalmente amados pelos pobres e necessitados. Ninguém possui tanta plenitude e abundância quanto o Senhor Jesus Cristo, e ninguém está tão disposto a compartilhar de Sua plenitude com os necessitados. Colossenses 1:19 nos lembra: "Pois foi do agrado do Pai que toda a plenitude nEle habitasse" (Colossenses 1:19). Em Cristo, encontramos não apenas plenitude, mas toda a plenitude – não uma plenitude de cisterna, mas uma plenitude de fonte; não uma plenitude para si mesmo, mas uma plenitude para Seu povo; não plenitude para algumas coisas, mas toda a plenitude para todas as coisas boas; não plenitude temporária, mas uma plenitude eterna que habita nEle. Essa plenitude não depende da vontade dos homens, mas do prazer do Pai, que é imutável e constante em Sua boa vontade para com Seu povo.

Há uma plenitude dupla em Cristo que beneficia Seu povo aqui na terra, além da plenitude de glória que aponta para a eternidade:

Plenitude de Mérito: A justiça plena e perfeita que Ele alcançou e nos imputa para nossa justificação. "A saber: que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação" (2 Coríntios 5:19).

Plenitude de Espírito: O Espírito Santo, dado a Ele sem medida, que Ele transmite a nós para nossa santificação e consolação. "Porque aquele a quem Deus enviou fala as palavras de Deus; pois não dá Ele o Espírito por medida" (João 3:34).

Cristãos, se vocês se sentem vazios, Cristo é cheio! Se estão pobres, Cristo é rico! Se estão necessitados, Cristo é tudo-suficiente! "E o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus" (Filipenses 4:19). Não amarão Cristo, que é capaz de fazer por vocês além do que podem pedir ou imaginar, e que está tão disposto quanto é capaz de suprir todas as suas necessidades espirituais? "Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós" (Efésios 3:20). Cristo é uma fonte transbordante e sempre fluente de bondade, com tesouros inesgotáveis de graças e consolos abertos para vocês. "Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna" (João 4:14). Todos os dias, vocês podem vir livremente e buscar as joias deste tesouro que têm maior valor e utilidade do que qualquer riqueza terrena.

 Bondade e Misericórdia de Cristo

Toda a bondade humana parece maldade quando comparada à bondade de Cristo! "Porque a benignidade de Deus é que te conduz ao arrependimento" (Romanos 2:4). Todas as misericórdias humanas parecem crueldade quando comparadas às misericórdias de Cristo. Ele é a essência da bondade, afeto, compaixão, piedade, graça e misericórdia para com a humanidade perdida e miserável. "Eis que o Senhor está sentado sobre o círculo da terra, cujos habitantes são para ele como gafanhotos; Ele estende os céus como uma cortina, e os desenrola como tenda para neles habitar" (Isaías 40:22). Cristo é todo bondade e misericórdia, e qualquer pessoa que não tenha um véu de incredulidade muito espesso sobre os olhos reconhecerá nEle a atração suprema e incomparável para o amor.

Refletir sobre a verdade e a fidelidade de Cristo, Sua plenitude e suficiência total, e Sua bondade e misericórdia infindas, deve aumentar nosso amor por Ele de maneira profunda e transformadora. "Nós amamos porque ele nos amou primeiro" (1 João 4:19). Ele é, sem dúvida, digno do nosso amor mais profundo e sincero.

Oremos

Deus Todo-Poderoso e Eterno,

Prostramo-nos diante de Ti neste dia, reconhecendo a verdade imutável e a fidelidade inabalável de Teu Filho Jesus Cristo. Em um mundo marcado pela falsidade e pelo engano, Cristo se ergue como a personificação da verdade, o farol que ilumina o caminho da retidão.

Concede-nos, Senhor, a graça de reacender as chamas do amor por Cristo em nossos corações. Que esse amor não seja apenas um sentimento passageiro, mas sim uma chama viva e constante que nos guie em cada passo que damos.

Abra nossos olhos para contemplarmos a plenitude e a suficiência total de Cristo. Que a riqueza infinita de Sua graça e a abundância de Seu amor transformem nossas vidas e nos encham de esperança.

Ajuda-nos a compreender que a bondade e a misericórdia de Cristo são incomparáveis. Que Seu amor incondicional nos inspire a amar ao próximo com compaixão, generosidade e abnegação.

Dá-nos força, Senhor, para resistir às tentações e permanecer firmes em nossa fé, mesmo em meio às dificuldades e sofrimentos. Que nosso amor por Cristo seja a nossa força e o nosso refúgio, nos sustentando em cada passo do caminho.

Conceda-nos a alegria indescritível e gloriosa que brota da fé em Cristo, mesmo sem vê-Lo fisicamente. Que essa alegria transborde em nossos corações e se reflita em nossas vidas, inspirando aqueles que nos rodeiam.

Agradecemos-Te, Senhor, por nos teres amado primeiro, enviando Teu Filho Jesus Cristo para morrer por nossos pecados e nos dar a vida eterna. Que nosso amor por Ti seja a resposta à Tua infinita misericórdia e graça.

Em nome de Jesus Cristo, Teu Filho amado, oramos e Te exaltamos.

 


Comments

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Messias Revelado nos Salmos 102, 109: Eterno, Criador, Mas Zombado

A Soberania Divina sobre a Natureza: Onde Estava Deus na Catástrofe do Sul do Brasil?

Jehovah-Raah: O Pastor Amoroso que Cuida de Seu Rebanho