Os Benefícios de Cristo: Razões para Reavivar e Fortalecer Nosso Amor por Ele (PARTE 1)

Continuar encontrando em Cristo motivos para estimular seu amor por Ele é essencial. Vamos explorar isso através dos BENEFÍCIOS que Cristo nos oferece. Hoje falaremos de 5 e amanhã de mais 5. Se você é um verdadeiro cristão, você tem:

A luz espiritual de Cristo

A vida espiritual d'Ele

O perdão dos pecados d'Ele

As vestes de justiça d'Ele

A paz de consciência d'Ele

Prepare-se para uma jornada que fortalecerá ainda mais seu amor por Cristo!

1.    Luz Espiritual de Cristo

Você tem luz espiritual de Cristo. Cristo é o Sol de onde emanam todos os raios desta luz. Houve um tempo em que você não estava apenas nas trevas, você era trevas; mas Jesus Cristo o iluminou, conforme Efésios 5:8, "Pois outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz!" É Cristo quem o transformou das trevas para a luz, que o trasladou das trevas para a Sua maravilhosa luz. Ele fez uma luz maravilhosa brilhar em suas mentes, revelando as coisas maravilhosas da lei, para que você pudesse discernir a natureza odiosa do pecado. Ele também revelou os maravilhosos mistérios do evangelho, para que você pudesse discernir a excelência dos privilégios do evangelho e as riquezas excedentes da graça e bondade de Deus através de Jesus Cristo. Cristo abriu seus olhos para ver o mal maior — para que você pudesse ser libertado dele — e o bem maior e a felicidade — para que você pudesse alcançá-los. E essa luz que você tem de Cristo não exige seu amor? Se o homem que nasceu cego e foi curado de sua escuridão natural por Cristo amava Cristo por esse favor, a ponto de defender corajosamente a Ele diante dos fariseus, embora por isso ele tenha sido expulso das sinagogas, como você pode ler em João 9, quanto mais razão você tem para amar Cristo, que o curou de sua escuridão espiritual que, se tivesse continuado, você teria ido cegamente para o inferno, onde há escuridão eterna!

2.    Vida Espiritual de Cristo

Você tem vida espiritual de Cristo. Você estava espiritualmente morto — e Cristo o vivificou, conforme Efésios 2:1, "Ele os vivificou, estando vós mortos em vossos delitos e pecados." Lemos que Cristo ressuscitou Lázaro dos mortos após ele ter sido enterrado por quatro dias, João 11. Lázaro amava Cristo antes, mas, sem dúvida, essa ressurreição dele, tão maravilhosa, aumentou imensamente seu amor por Cristo. E a ressurreição de você da morte espiritual — não elevará seu coração a um grande nível de amor por Cristo? Você amará grandemente alguém que foi instrumental para salvar sua vida natural, quando em grande perigo, especialmente se ele o fizer arriscando a própria vida. E você não amará grandemente Cristo que lhe deu vida espiritual, que é muito mais excelente do que a vida natural? Ele morreu para que você pudesse viver e, se você não tivesse recebido esta vida espiritual d'Ele, não poderia ter escapado da morte eterna no inferno.

3.    Perdão dos Pecados de Cristo

Você tem o perdão dos pecados de Cristo. Este perdão Cristo comprou para você — e a compra lhe custou caro, até mesmo seu sangue, que vale mais do que os tesouros de dez mil mundos — se existissem tantos! Este perdão, Cristo pediu para você através de Sua intercessão à direita de Deus. Enquanto você estava sob a culpa do pecado, estava destinado pela justiça de Deus a sofrer a vingança do fogo eterno; mas, sendo perdoado, sua obrigação para com o futuro castigo é removida, e você não é mais sujeito à ira vindoura e à vingança do inferno — como se nunca tivesse pecado! E você não amará o Senhor Jesus Cristo, que obteve para você tão grande privilégio? Lemos sobre uma mulher que teve muitos pecados perdoados — e ela amou muito, conforme Lucas 7:47, "Por isso eu lhe digo: os muitos pecados dela foram perdoados, pois ela amou muito." E você não teve muito perdoado? Seus pecados não foram muito numerosos e muito hediondos? E Cristo obteve o perdão de todos eles? E você não amará muito a Cristo?

4.     Vestes de Justiça de Cristo

Você tem as vestes de justiça de Cristo. Você nasceu nu de justiça original, e não poderia produzir justiça verdadeira por si mesmo, que pudesse cobrir sua nudez. Os trapos imundos de sua própria justiça estavam poluídos e sujos — e não podiam cobri-lo. Mas Cristo lhe deu as vestes de Sua perfeita justiça para cobri-lo e adorná-lo, e, nelas, você é aceito como perfeitamente justo aos olhos de Deus! Ó, como devemos amar o Senhor Jesus por esta vestimenta! Se seus corpos estivessem nus, e alguém lhe desse roupas para cobri-los, especialmente se fossem roupas ricas, você amaria essa pessoa; e você não amará o Senhor Jesus Cristo, que lhe deu uma vestimenta para cobrir sua alma, e essa uma muito rica, até mesmo as vestes de Sua justiça mais pura e imaculada que, pela fé, é colocada sobre você!

5.    Paz de Consciência de Cristo

Você tem paz de consciência de Cristo. Esta é a paz que a Escritura nos diz que excede todo entendimento, conforme Filipenses 4:7. Excede todo entendimento conhecer o valor dela. Aqueles que têm esta paz não a deixariam por nenhum motivo. Eles abandonariam seus bens, liberdade ou vida — antes de abandonar sua paz! E aqueles que não a têm — mas agora a desprezam e negligenciam — quando chegarem aos confins da eternidade, então valorizariam esta paz, e dariam todo o mundo (se estivesse à disposição deles) por ela. Este tesouro de paz que você tem de Jesus Cristo — Ele a comprou para você. "O castigo que nos trouxe paz estava sobre Ele, e pelas suas feridas fomos curados," e Ele prometeu e legou em Seu último testamento a você, João 14:27, "Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou." Em reconciliá-lo com Deus, Ele lançou uma base para esta paz em todos os verdadeiros crentes; e, se Ele além disso falou paz a você, dando-lhe evidências bem fundamentadas de sua reconciliação. Se, após levantar uma tempestade, Ele enviou uma calma para você no testemunho de Seu Espírito para e com seus espíritos, de modo que sua paz foi feita com Deus — ó, como isso deve extrair seu amor por Cristo!

Amar a Cristo não é apenas um sentimento, é um compromisso profundo e transformador. A Bíblia é clara quando diz que quem não ama a Cristo seja anátema, ou seja, condenado ao fogo do inferno. E mais, aqueles que verdadeiramente amam a Cristo guardam Seus mandamentos, provando assim seu amor genuíno. Os benefícios de Cristo que discutimos são essenciais para quem deseja fortalecer e revitalizar seu amor pelo nosso Senhor.

Recebemos Dele a luz espiritual que nos tirou das trevas, a vida espiritual que nos ressuscitou da morte, o perdão dos pecados que nos libertou da condenação eterna, as vestes de justiça que nos tornaram aceitáveis diante de Deus e a paz de consciência que excede todo entendimento.

Esses benefícios não são apenas privilégios, mas evidências da profundidade do amor de Cristo por nós e motivos poderosos para amá-Lo de volta com todo o nosso ser. Portanto, que cada um desses benefícios inspire você a amar mais profundamente a Cristo, obedecer aos Seus mandamentos e viver de maneira que honre Seu nome. Assim, fortalecidos por esses dons divinos, sejamos fervorosos em nosso amor por Cristo, pois só assim teremos a verdadeira paz e a certeza da vida eterna.

Oremos

Ó Deus Todo-Poderoso, fonte de toda luz e vida, nos aproximamos de Ti com corações cheios de gratidão pelas bênçãos inumeráveis que nos concedes através de Teu amado Filho, Jesus Cristo. Reconhecemos, Senhor, que o coração de cada cristão deve ser uma chama ardente de amor por Cristo. Que essa chama não seja alimentada apenas por emoções passageiras, mas por um profundo reconhecimento e gratidão pelas riquezas espirituais que Ele nos oferece.

 

Louvamos-Te, Senhor, por nos tirar das trevas e nos trazer para a Tua maravilhosa luz. Reconhecemos que, sem Cristo, estávamos perdidos na escuridão do pecado, incapazes de discernir a Tua verdade. Mas, por meio de Cristo, fomos iluminados, capazes de ver a odiosidade do pecado e a beleza dos Teus mistérios. Que essa luz encha nossos corações de amor e gratidão por Jesus, que nos salvou da escuridão eterna.

 

Agradecemos-Te, ó Deus, por nos vivificar quando estávamos mortos em nossos delitos e pecados. Cristo nos ressuscitou para uma nova vida espiritual, um dom muito mais precioso do que a própria vida natural. Que possamos amar profundamente Aquele que nos deu vida eterna, reconhecendo o imenso sacrifício que fez por nós.

 

Senhor, Te agradecemos pelo perdão dos nossos pecados, um privilégio que Cristo comprou com Seu próprio sangue. Sabemos que estávamos destinados à justiça e à vingança eterna, mas, pelo Teu grande amor, somos perdoados e libertados da condenação. Que nosso amor por Jesus seja grande, assim como grande foi o Seu sacrifício para nos conceder tão grande perdão.

 

Ó Pai, éramos nus e desprovidos de justiça, mas Cristo nos revestiu com Suas vestes perfeitas. Louvamos-Te por essas vestes de justiça que nos cobrem e nos tornam aceitáveis diante de Ti. Se amamos aqueles que nos dão roupas físicas, quanto mais devemos amar Aquele que nos deu uma vestimenta espiritual tão pura e imaculada.

 

Te agradecemos, Senhor, pela paz de consciência que excede todo entendimento. Esta paz, que não trocamos por nada neste mundo, foi comprada por Cristo. Ele suportou o castigo que nos trouxe paz e nos deixou essa herança preciosa. Que essa paz nos leve a amar ainda mais o nosso Salvador, reconhecendo o preço que Ele pagou para que pudéssemos desfrutar dessa tranquilidade divina.

 

Ó Deus, que essas reflexões sobre os benefícios que recebemos de Cristo fortaleçam nosso amor por Ele. Que nosso amor não seja apenas um sentimento, mas um compromisso profundo e transformador, manifestado em obediência, louvor e adoração. Que sejamos fervorosos em nosso amor por Cristo, vivendo de maneira que honre Seu nome e glorifique-Te em tudo que fazemos.

 

Em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, oramos. Amém.

 

 


Comments

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Messias Revelado nos Salmos 102, 109: Eterno, Criador, Mas Zombado

A Soberania Divina sobre a Natureza: Onde Estava Deus na Catástrofe do Sul do Brasil?

Jehovah-Raah: O Pastor Amoroso que Cuida de Seu Rebanho