A Comunhão dos Santos: a Importância da Igreja

Neste estudo sobre os meios da graça, abordaremos a importância da igreja e a necessidade do envolvimento com a igreja local. Para muitos, a jornada cristã é percebida como um caminho pessoal e individual. Existe uma tendência crescente entre alguns fiéis de acreditar que podem servir a Deus sem o envolvimento com uma igreja local. Este artigo discute três pontos cruciais relacionados a essa perspectiva e como a Bíblia orienta sobre a importância da Comunhão dos Santos.

1. A Individualidade na Fé: Uma Perspectiva Comum

Atualmente, muitas pessoas sustentam que podem ter um relacionamento pessoal e íntimo com Deus sem frequentar uma congregação. A concepção de uma fé privada, nutrida unicamente por orações individuais, leitura da Bíblia e devoções pessoais, parece adequada para alguns. Tal visão é frequentemente reforçada por experiências negativas com instituições religiosas ou pelo desejo de esquivar-se do compromisso associado à participação ativa em uma igreja.

2. A Relutância em Associar-se a Organizações Religiosas

Muitos se distanciam da igreja por desconfiança ou desilusão com organizações religiosas. Escândalos, má gestão ou a sensação de hipocrisia podem afastar as pessoas das igrejas. A imperfeição inerente às igrejas, formadas por seres humanos falíveis, pode ser fonte de frustração e desânimo. Os desigrejados defendem:

  • Ausência de Igreja Organizada: Cristo não estabeleceu nenhuma forma de igreja organizada e institucionalizada.
  • Falhas da Reforma: Embora a Reforma tenha surgido em oposição à corrupção, protestantes e evangélicos cometeram erros semelhantes, formando denominações organizadas, sistemas de hierarquia e processos.
  • Igreja Verdadeira: A igreja verdadeira não possui templos, cultos regulares aos domingos, tesouraria, hierarquia, ofícios, ofertas, dízimos, clero oficial, confissões de fé, rol de membros, propriedades, escolas, seminários.
  • Presença de Cristo: De acordo com Jesus, onde estiverem dois ou três que creem nele, ali está a igreja, pois Cristo está com eles (Mateus 18:20).
  • Erros da Igreja Institucional: A igreja, como organização humana, tem falhado em muitos aspectos, cometendo erros, pecados e escândalos, e prestando um desserviço ao evangelho.

O Ensino Bíblico

Embora Jesus não tenha deixado uma igreja institucionalizada, Ele disse coisas que levaram seus discípulos a se organizarem em comunidades ainda no período apostólico, muito antes de Constantino.

1. Fundação da Igreja

Jesus afirmou que sua igreja seria edificada sobre a declaração de Pedro de que Ele é o Cristo, o Filho do Deus vivo:

"Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não to revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus" Mateus 16:15-19

A igreja foi fundada sobre essa verdade:

"E, chegando-vos para ele, a pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a principal pedra da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina; e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram destinados" 1 Pedro 2:4-8.

As igrejas foram instruídas pelos apóstolos a rejeitar ensinamentos desviados como os dos gnósticos e libertinos:

"Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis" 2 João 10

"E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles" Romanos 16:17

"Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais" 1 Coríntios 5:11

"Mandamos-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que andar desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu" 2 Tessalonicenses 3:6

"Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe" 2 Tessalonicenses 3:14

"Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o" Tito 3:10

"Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo" Judas 4.

"Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio" Apocalipse 2:6

Mas umas poucas coisas tenho contra ti: porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, a comer das coisas sacrificadas aos ídolos, e a praticar a prostituição. Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio" Apocalipse 2:14-15

Manter-se na verdade apostólica requer ser parte de uma igreja onde somos ensinados e corrigidos. As Escrituras nos mostram a importância da comunidade e da liderança espiritual para nos guiar na fé, corrigir nossos erros e nos manter no caminho da verdade.

2. Processo Disciplinar

Jesus instituiu um processo disciplinar para lidar com irmãos que pecam e não se arrependem (Mateus 18:15-20). Após repetidas advertências, o irmão endurecido deve ser excluído da igreja (Mateus 18:17), como o "irmão" imoral em Corinto (1 Coríntios 5). Isso não pode ser feito em uma fraternidade informal sem um senso de pertença a um corpo guiado por regras estabelecidas por Cristo.

3. Missão e Organização

Jesus mandou que seus seguidores fizessem discípulos, os batizassem e os ensinassem (Mateus 28:19-20). Os apóstolos organizaram os convertidos em igrejas, estabelecendo líderes espirituais responsáveis por instruir, advertir e cuidar dos necessitados (Atos 6:1-6; 14:23). Definiram claramente o perfil e funções desses líderes (1 Timóteo 3:1-13; Tito 1:5-9; Tiago 5:14).

4. Declarações de Fé

Os cristãos apostólicos elaboraram declarações de fé que serviam como base para ensino e para rejeitar falsos mestres (Romanos 10:9; 1 João 4:15; Atos 8:36-37; Filipenses 2:5-11). As igrejas tinham presbíteros, diáconos, mestres e guias, uma ordem de viúvas e presbitérios (1 Timóteo 3:1; 5:17, 19; Tito 1:5; Filipenses 1:1; 1 Timóteo 3:8, 12; 5:9; 4:14).

5. Celebração da Ceia

Jesus mandou que seus discípulos se reunissem regularmente para a Ceia (Lucas 22:14-20). Os apóstolos seguiram a ordem e reuniam-se regularmente para celebrar a Ceia (Atos 2:42; 20:7; 1 Coríntios 10:16). Normas para a participação na Ceia foram introduzidas cedo, como no caso da igreja de Corinto (1 Coríntios 11:23-34).

6. Reunião Regular

A passagem de Mateus 18:20, usada pelos desigrejados, está no contexto da igreja organizada. Os "dois ou três" mencionados são aqueles que tentam reconciliar um irmão faltoso com a igreja (Mateus 18:16). Muito antes de Constantino, a igreja de Cristo já estava organizada com ofícios, hierarquia, sistema disciplinar, funcionamento regular, credos e confissões, conforme evidenciado no Novo Testamento e reforçado pelo autor de Hebreus (Hebreus 10:25).

Reflexão Final

Os desigrejados podem não ser contra a igreja organizada por buscarem uma forma mais pura de Cristianismo, mas por desejarem liberdade para acreditar e viver como quiserem, sem prestar contas a ninguém. Pertencer a uma igreja organizada significa submeter nossas ideias e modo de vida ao Evangelho conforme entendido pelo Cristianismo histórico, o que muitos acham difícil.

Embora seja compreensível que algumas pessoas hesitem em se envolver com igrejas locais devido a experiências negativas ou por preferirem uma abordagem individual da fé, a Bíblia nos chama a valorizar a comunhão dos santos. A revelação de Deus e a plenitude de Sua presença são frequentemente experimentadas no contexto da comunidade. Ao reunir-nos como igreja, não só cumprimos um mandamento bíblico, mas também enriquecemos nossa experiência espiritual através do encorajamento mútuo e do exercício dos dons que Deus nos concedeu.

Portanto, mesmo diante de desafios, é vital que busquemos e valorizemos a comunhão com outros crentes, reconhecendo que fazemos parte de algo maior que nós mesmos: o corpo de Cristo.

Oremos

Ó Senhor Todo-Poderoso,

Pai de misericórdia e Deus de toda graça, humildemente nos prostramos diante de Ti, reconhecendo Tua soberania e santidade. Nós Te louvamos por Tua infinita sabedoria ao instituir a igreja, um corpo de crentes unidos em amor e verdade, através de Jesus Cristo, nosso Senhor.

Ó Deus, em Tua bondade, nos ensinaste a importância da comunhão dos santos, e quão vital é para nossa jornada espiritual. Tu nos chamaste não apenas para uma caminhada solitária, mas para sermos membros vivos do corpo de Cristo, cada um com sua função, trabalhando em unidade para a edificação mútua e para a glória do Teu nome.

Concede-nos, Senhor, um coração humilde e contrito, pronto a servir e a ser servido. Que possamos valorizar a companhia dos nossos irmãos e irmãs em Cristo, entendendo que na comunhão da igreja local encontramos fortalecimento, correção e encorajamento. Livra-nos da tentação do isolamento e do orgulho espiritual, que nos faz pensar que podemos caminhar sozinhos sem o auxílio da comunidade de fé.

Senhor, perdoa-nos por qualquer desconfiança ou desilusão que possamos ter em relação à Tua igreja. Ajuda-nos a ver além das falhas humanas, reconhecendo que, embora imperfeita, a igreja é Tua obra-prima, o instrumento através do qual Teu amor e Tua verdade são manifestados ao mundo. Dá-nos graça para perdoar e ser pacientes, refletindo o amor e a compaixão de Cristo em nossos relacionamentos dentro da igreja.

Fortalece, ó Deus, os líderes que Tu estabeleceste sobre nós. Que eles sejam guiados pelo Teu Espírito Santo, ensinando e pastoreando com sabedoria e integridade. Que a Tua verdade seja proclamada com ousadia e fidelidade, e que nós, como congregação, sejamos receptivos à correção e ao ensino, crescendo em santidade e amor.

Nós Te pedimos que renoves em nós o zelo pelo Teu Reino e pelo cumprimento da Tua Grande Comissão. Que, unidos como igreja, possamos ser testemunhas fiéis de Teu evangelho, trazendo luz ao mundo e conduzindo muitos ao conhecimento salvador de Jesus Cristo.

Em nome de nosso Salvador e Redentor, Jesus Cristo, oramos. Amém.


Comments

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Messias Revelado nos Salmos 102, 109: Eterno, Criador, Mas Zombado

A Soberania Divina sobre a Natureza: Onde Estava Deus na Catástrofe do Sul do Brasil?

Jehovah-Raah: O Pastor Amoroso que Cuida de Seu Rebanho