A Luz da Verdade: Viver as Bem-Aventuranças e Enfrentar a Perseguição por Cristo

 




Felizes os perseguidos por causa da justiça, pois o reino dos céus lhes pertence. Aqueles que exemplificam as bem-aventuranças anteriores, como ser pobres de espírito, mansos, misericordiosos, puros de coração e pacificadores, certamente serão perseguidos. Por quê? A resposta é simples: você será sal e luz onde estiver. Em João 3, Jesus disse que Ele (a luz) veio ao mundo, mas as pessoas amaram mais a escuridão do que a luz, porque seus atos eram maus. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima dela, pois teme que seus pecados sejam expostos. Então, a luz de Deus através de sua vida expõe seus pecados, o que fará com que eles também te persigam. Evidentemente, essa perseguição virá de diferentes formas, mas será visível.

Pausa e reflita: Sua vida é assim?

Você encontra tal resistência? Seja em sua casa, entre seus conhecidos ou no seu ambiente de trabalho?

Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós.

Joao 15:20

Podemos então dizer claramente: se o seu testemunho não tem causado certa perseguição por causa de Jesus, você está se tornando um sal sem gosto, sem a manifestação do Espírito de Deus. Se seu testemunho de vida não causa conflito com as trevas, é possível que você precise seriamente pensar sobre sua salvação.

Talvez você se sinta desconfortável com minhas afirmações. Quero dizer que elas não são minhas, são de Jesus nas bem-aventuranças. Você crê no testemunho das Escrituras? Isso move seu coração? Dá-lhe temor e tremor? Ou você usa a graça de Deus como uma desculpa esfarrapada, uma licença para continuar naqueles pecados de estimação?

 As bem-aventuranças, ensinadas por Jesus, são a prova das características de uma pessoa que passou pela salvação, uma nova criatura em Cristo Jesus. Esses indivíduos reconhecem sua falência espiritual, sendo pobres de espírito, e encontram consolo ao chorarem pelos seus pecados, vendo algo que antes não viam. A humildade e a fome e sede de justiça se tornam seus maiores objetivos de vida, reconhecendo uma profunda gratidão pelo que o Senhor fez por eles. Demonstrando misericórdia, exemplificam-na para outros e são tratados com misericórdia. Ao reconhecerem seus pecados, levam-nos constantemente ao trono da graça, possuindo um coração puro que lhes permite ver a Deus e Seus movimentos. Com profunda gratidão, tornam-se embaixadores da paz onde quer que estejam, sendo chamados filhos de Deus. Esse estilo de vida os faz ser sal e luz onde estiverem, como o apóstolo Paulo disse, serão a fragrância de Cristo onde passarem.

"e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento" Seu viver confrontará os filhos das trevas, e assim serão perseguidos por causa da justiça. As bem-aventuranças são, portanto, a marca distintiva daqueles que tiveram seus olhos abertos para a verdade de Cristo e vivem em conformidade com Seu ensino.


Ao escrever isso, meu coração é tomado de grande angústia, pois é bem possível que alguém que esteja lendo isto ainda não tenha tido uma experiência transformadora com o Senhor Jesus. Talvez goste do ambiente agradável da vida cristã e de seus benefícios, mas nunca tenha feito o que Paulo disse:

"Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados." 

2 Coríntios 13:5


Oremos

Senhor Deus Todo-Poderoso,

Venho diante de Ti, reconhecendo a Tua santidade e a profundidade das Tuas palavras. Reconhecemos que este ponto em que estamos lidando é a coisa mais importante que um ser humano deve fazer em sua vida: avaliar a Tua obra extraordinária, poderosa e transformadora. Tu nos ensinaste que felizes são os perseguidos por causa da justiça, pois o reino dos céus lhes pertence. Pai, ajuda-nos a viver de acordo com as bem-aventuranças, sendo pobres de espírito, mansos, misericordiosos, puros de coração e pacificadores, mesmo sabendo que a perseguição virá. Pois os filhos das trevas serão ofuscados pelo extraordinário movimento do Teu Espírito através de nossas vidas. É extraordinário como o Senhor usa pessoas como nós, vasos frágeis, sem nada em nós mesmos que possamos oferecer, mas pela Tua soberana vontade, usas pessoas fracas como nós.

Desafia-nos, Senhor, a sermos sal e luz onde quer que estivermos. Encontraremos pessoas que amam mais a escuridão do que a luz, porque seus atos são maus. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima dela, pois teme que seus pecados sejam expostos. Que nossas vidas exponham esses pecados pela verdade do Teu amor e justiça.

Senhor, ajuda-nos a pausar e refletir: Nossas vidas são assim?

Lembremo-nos, Pai, das palavras de Jesus: Não é o servo maior do que o seu Senhor. Se a Ele perseguiram, também nos perseguirão. Se nosso testemunho não tem causado certa perseguição por causa de Jesus, que possamos examinar nossas vidas e perceber se estamos nos tornando um sal sem gosto, sem a manifestação do Teu Espírito.

Se nossas vidas nunca causaram conflito com as trevas, leva-nos a considerar seriamente nossa salvação. Perdoa-nos, Senhor, por vivermos uma vida aparente, aprendendo a linguagem cristã, mas não exemplificando a obra divina em nossas vidas. Que nossa fé seja genuína, movida pelo testemunho das Escrituras, trazendo temor e tremor ao nosso coração.

Ajuda-nos a não usar a Tua graça como desculpa para continuar nos pecados de estimação. Transforma-nos, Senhor, para que possamos viver verdadeiramente as bem-aventuranças e glorificar o Teu nome em tudo que fizermos.

Em nome de Jesus, oramos. Amém.

Comments

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Messias Revelado nos Salmos 102, 109: Eterno, Criador, Mas Zombado

A Soberania Divina sobre a Natureza: Onde Estava Deus na Catástrofe do Sul do Brasil?

Jehovah-Raah: O Pastor Amoroso que Cuida de Seu Rebanho