Série do Sermão da Montanha



Queridos irmãos e irmãs,


Hoje, iniciamos uma jornada espiritual pelas encostas sagradas do Sermão da Montanha, uma passagem que ressoa com a voz de Cristo e ecoa através dos séculos. Nos capítulos 5 a 7 do Evangelho de Mateus, somos convidados a sentar aos pés do Mestre e aprender diretamente Dele.


Neste sermão, Jesus nos apresenta não apenas um conjunto de regras, mas um caminho de vida, uma ética do Reino que desafia nossas noções pré-concebidas e nos chama a uma transformação radical do coração e da mente. Aqui, Ele proclama as bem-aventuranças, oferecendo-nos uma visão das qualidades e bênçãos dos cidadãos do Reino dos Céus:


"Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus." (Mateus 5:3-10).


À medida que exploramos esses ensinamentos, veremos como Jesus eleva a Lei dada a Moisés a um novo patamar, enfatizando a justiça que vem do interior e transcende a letra da lei. Ele nos ensina sobre a raiva, o perdão, a pureza do coração e o amor incondicional, até mesmo pelos inimigos:


"Vocês ouviram o que foi dito: 'Olho por olho e dente por dente.' Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém lhe der um tapa na face direita, ofereça-lhe também a outra. Vocês ouviram o que foi dito: 'Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo.' Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus." (Mateus 5:38-39, 43-45).


Nas próximas semanas, vamos mergulhar profundamente nessas palavras de sabedoria, permitindo que elas moldem nossas vidas e ações. Que possamos ser como o sal da terra e a luz do mundo, refletindo a glória de Deus em cada ato e palavra:


"Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, quando se acende uma candeia, não se coloca debaixo de uma vasilha, mas num lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus." (Mateus 5:13-16).



Que o Espírito Santo nos guie nesta jornada de descoberta e transformação, enquanto buscamos viver os princípios do Reino de Deus aqui e agora.


Desafio


Desafio você, querido leitor, a ler os três capítulos do Sermão da Montanha (Mateus 5, 6 e 7) ao longo desta série. Permita que cada palavra de Jesus penetre em seu coração e traga uma mudança profunda em sua vida. Acompanhe conosco nas próximas semanas e compartilhe suas reflexões e experiências enquanto caminhamos juntos nesta jornada espiritual.



Ó Deus Todo-Poderoso,

Tu que nos criaste à Tua imagem e nos chamaste para ser o sal da terra e a luz do mundo, humildemente nos prostramos diante de Ti em reverência e gratidão. Confessamos que, muitas vezes, falhamos em preservar a pureza de nosso testemunho e em iluminar as trevas ao nosso redor. Rogamos, ó Pai misericordioso, que nos restaure e revitalize, para que possamos cumprir o propósito para o qual nos designaste.

Senhor, permite que nosso coração esteja sempre cheio do Teu Espírito, para que não percamos o sabor que preserva e dá vida. Que sejamos, em cada palavra e ação, um reflexo do Teu amor e da Tua verdade, preservando a integridade da fé que professamos. Ajuda-nos a não nos conformarmos com este mundo, mas a sermos transformados pela renovação de nossas mentes, discernindo a Tua boa, agradável e perfeita vontade.

Deus da luz, faz com que nossa vida brilhe com o resplendor de Cristo, que em nós habita. Que nossa luz seja tão evidente e radiante que, por meio dela, outros sejam atraídos a Ti e glorifiquem Teu santo nome. Livra-nos do medo e da vergonha, para que nunca escondamos a luz que nos deste sob qualquer vasilha de conveniência ou medo. Ao contrário, que a coloquemos em um lugar alto e visível, iluminando todos ao nosso redor.

Ó Senhor, concede-nos a graça de viver de tal maneira que nossas boas obras sejam vistas pelos homens, não para nossa própria glória, mas para que, ao verem a luz que brilha em nós, possam glorificar a Ti, nosso Pai que estás nos céus. Que nosso viver seja um testemunho constante da Tua graça, amor e misericórdia, e que sejamos instrumentos de paz, justiça e verdade neste mundo.

Renova-nos, ó Senhor, e enche-nos com o Teu poder, para que sejamos sempre sal e luz, até que venha o Teu reino em plenitude.

Em nome de Jesus, nossa Luz eterna,

Amém.









Comments

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Messias Revelado nos Salmos 102, 109: Eterno, Criador, Mas Zombado

A Soberania Divina sobre a Natureza: Onde Estava Deus na Catástrofe do Sul do Brasil?

Jehovah-Raah: O Pastor Amoroso que Cuida de Seu Rebanho