A Importância do Jejum na Vida Cristã

Quando foi a última vez que você jejuou? Você se lembra do motivo pelo qual decidiu jejuar?

No Sermão do Monte, Jesus Cristo aborda várias práticas fundamentais da vida cristã, entre elas, o jejum. Em Mateus 6:16-18, Ele diz:

Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que vê em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”

Jesus deixa claro que jejuar é uma parte intrínseca da vida cristã, dizendo “quando jejuardes” em vez de “se jejuardes.” Isso indica que Ele espera que Seus seguidores pratiquem o jejum como uma disciplina espiritual regular.


A Importância do Jejum

O jejum é uma prática que tem raízes profundas na tradição judaico-cristã e serve a vários propósitos espirituais:

  1. Humilhação e Arrependimento: No Antigo Testamento, o jejum é frequentemente associado à humilhação diante de Deus e ao arrependimento. É um ato de humildade e reconhecimento da própria pecaminosidade e dependência de Deus.

  2. Busca de Direção Divina: Muitas vezes, o jejum é praticado quando se busca a orientação e direção de Deus em momentos críticos, como vemos em Neemias e Ester.

  3. Fortalecimento Espiritual: O jejum é uma forma de disciplinar o corpo e fortalecer o espírito, focando no relacionamento com Deus e afastando distrações mundanas.

  4. Intercessão: O jejum também pode ser uma prática de intercessão, onde os cristãos oram e jejuam por necessidades específicas, seja pessoal, da igreja ou da nação.

A Hipocrisia dos Religiosos

Jesus condena a hipocrisia dos religiosos que jejuam para serem vistos pelos outros. Ele diz que esses indivíduos desfiguram seus rostos para parecerem espirituais diante dos homens, buscando reconhecimento e louvor humano. Essa prática, segundo Jesus, já recebeu sua recompensa, que é a aprovação dos homens, mas não a de Deus.

Deus não se impressiona com aparências externas ou com atos realizados para ganho pessoal. Em Isaías 58, o profeta confronta o povo de Israel sobre seus jejuns hipócritas. Eles jejuavam, mas ao mesmo tempo, oprimiam seus trabalhadores e buscavam seus próprios interesses. Deus, através de Isaías, declara que esse tipo de jejum não é aceitável a Ele:

Acaso é este o jejum que escolhi, que o homem um dia aflija a sua alma? Que incline a sua cabeça como junco, e estenda debaixo de si pano de saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum, e dia aprazível ao Senhor?” (Isaías 58:5)

O Jejum Esperado por Deus

O jejum que agrada a Deus é aquele que resulta em transformação de vida e em justiça. Deus deseja um jejum que leve à libertação dos oprimidos, à quebra das cadeias da injustiça, e à caridade para com os necessitados:

Porventura não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras do jugo, e deixes livres os quebrantados, e despedaces todo jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desterrados? Quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?” (Isaías 58:6-7)

Conclusão

O jejum é uma prática vital na vida cristã que deve ser realizada com um coração puro e um espírito contrito. Jesus nos ensina que o jejum deve ser uma disciplina secreta entre o indivíduo e Deus, não um espetáculo para o público. A verdadeira essência do jejum é a busca sincera por Deus e pela Sua justiça, refletindo-se em ações de amor, misericórdia e justiça para com o próximo. Dessa forma, o jejum se torna um meio poderoso de transformação pessoal e social, alinhando-nos com a vontade de Deus e manifestando Seu reino na terra.

Oremos

Ó Deus Soberano e Misericordioso,

Eu me aproximo de Ti com um coração humilhado e contrito, reconhecendo minha total dependência de Tua graça e misericórdia. Tu és o Deus que vê em secreto, que conhece o mais profundo do meu ser e as intenções do meu coração.

Senhor, ensina-me a jejuar não para mostrar espiritualidade diante dos homens, mas para buscar a Tua face e a Tua vontade. Que meu jejum seja um ato de adoração, de humilhação e de entrega total a Ti. Livra-me da hipocrisia e da tentação de buscar o louvor humano. Que eu possa jejuar com um coração puro, buscando apenas agradar a Ti e estar mais perto de Ti.

Ó Pai Celestial, que meu jejum seja acompanhado de obras de justiça, de amor e de misericórdia. Que eu possa soltar as ligaduras da impiedade, desfazer as ataduras do jugo, e libertar os oprimidos. Ajuda-me a repartir o meu pão com o faminto, a acolher os pobres desterrados e a cobrir o nu. Que minhas ações reflitam o Teu caráter e o Teu amor pelos necessitados.

Senhor, assim como em Isaías 58, que meu jejum resulte em uma transformação de vida, trazendo justiça e compaixão para com o próximo. Que eu possa jejuar de forma que Tua luz brilhe através de mim, trazendo glória ao Teu nome.

Que o jejum fortaleça meu espírito, discipline meu corpo e me aproxime de Ti, ó Deus. Que eu possa buscar Tua orientação e direção em momentos de crise e em todos os dias de minha vida. Ensina-me a jejuar com um coração sincero e devoto, sabendo que Tu, que vês em secreto, recompensarás aqueles que Te buscam com diligência e verdade.

Em nome de Jesus Cristo, meu Senhor e Salvador, eu oro.

Amém.

Comments

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Messias Revelado nos Salmos 102, 109: Eterno, Criador, Mas Zombado

Meu Aniversário: A Alegria de Redescobrir o Sabor

A Soberania Divina sobre a Natureza: Onde Estava Deus na Catástrofe do Sul do Brasil?