A Luz que é Escuridão: Desvendando a Profundidade da Ilusão Espiritual


Estamos diante de um sermão abençoado que revela as características daqueles que habitarão nas mansões celestiais. Estes têm um Pai no céu e desejam viver de modo que suas boas obras brilhem em meio a uma sociedade corrupta, glorificando seu Pai celestial. O Sermão da Montanha, proferido por Jesus Cristo e registrado nos capítulos 5 a 7 do Evangelho de Mateus, é uma das mais profundas exposições das verdades espirituais e morais no Novo Testamento. Entre os muitos ensinamentos de Jesus, encontramos Mateus 6:22-23:

Seus olhos são como uma lâmpada que ilumina todo o corpo. Quando os olhos são bons, todo o corpo se enche de luz.  Mas, quando os olhos são maus, o corpo se enche de escuridão. E, se a luz que há em vocês é, na verdade, escuridão, como é profunda essa escuridão!

Que usa a metáfora dos olhos como lâmpadas do corpo para transmitir uma lição essencial sobre a integridade interior e a pureza espiritual.

Este texto é particularmente impactante e frequentemente usado em conversas devido à sua aplicação clara e direta. Jesus ensina que nossos olhares afetam tudo ao nosso redor, abençoando ou não.

A Luz que é Escuridão

"E, se a luz que há em vocês é, na verdade, escuridão, como é profunda essa escuridão!"

Como pode a luz que está em alguém ser escuridão? É possível que uma pessoa acredite estar cheia de luz, mas na verdade esteja mergulhada em trevas? Esta realidade é não apenas possível, mas também alarmante e profunda. A pessoa que pensa estar na luz, mas está em trevas, vive uma ilusão perigosa, uma escuridão interior que afeta todas as suas ações e percepções.

Aplicação aos Religiosos da Época

Jesus advertiu contra essa condição entre os religiosos da sua época. Em Mateus 5:20, Ele declara: "Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus." Os fariseus e mestres da lei acreditavam que estavam vivendo em plena luz devido à sua observância rigorosa das leis e tradições. No entanto, Jesus expôs a hipocrisia deles, mostrando que sua justiça era superficial e cheia de escuridão interior.

Eles estavam cegos pela sua própria arrogância espiritual, acreditando que sua rigorosa adesão às regras os fazia justos perante Deus. Mas Jesus revelou que sua justiça era insuficiente porque faltava a pureza de coração e a verdadeira intenção de servir e amar a Deus.

A Ilusão de Luz nas Obras Religiosas

Essa advertência se estende a todos aqueles que, confiando em suas próprias obras e religiosidade, acreditam estar na luz. Em Mateus 7:22-23, Jesus diz: "Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!’"

Estas palavras são um alerta severo. As pessoas mencionadas acreditavam estar fazendo a obra de Deus, mas estavam iludidas. A escuridão de seus corações se revelou quando foram rejeitadas por Jesus. A profundidade dessa escuridão é terrível porque leva a uma falsa segurança, fazendo com que a pessoa acredite estar no caminho certo enquanto está se afastando de Deus.

Reflexão e Aplicação

Para evitar essa escuridão disfarçada de luz, devemos:

  1. Avaliar Nossas Motivações: Constantemente examinar nossas intenções e buscar uma pureza de coração que vá além das aparências externas.
  2. Buscar a Verdade em Cristo: A verdadeira luz vem de Cristo e de Sua palavra. Devemos buscar diligentemente nas Escrituras e em oração, pedindo ao Espírito Santo que revele a verdade em nossos corações.
  3. Viver em Humildade: Reconhecer que nossas próprias obras não são suficientes para nos justificar diante de Deus. Precisamos da graça e misericórdia de Cristo.
  4. Praticar a Justiça Superior: Aspirar a uma justiça que não é apenas exterior, mas que brota de um coração transformado pelo amor e pela verdade de Deus.

Mateus 6:22-23 nos chama a uma vida de integridade espiritual e pureza interior. Através da metáfora dos olhos como lâmpadas do corpo, Jesus nos ensina que nossa visão espiritual e nossas intenções internas determinam a condição de todo o nosso ser. Somos chamados a buscar a verdadeira luz de Cristo, a examinar nossos corações e a viver uma vida que reflete a pureza e a justiça do Reino de Deus. Que possamos, através da graça de Deus, ter olhos bons que iluminam nosso ser inteiro com a luz divina.

Oremos

Ó Deus Todo-Poderoso, nosso Pai Celestial,

Vimos a Ti com corações contritos e espíritos humildes, reconhecendo nossa completa dependência de Tua graça e misericórdia. Ensina-nos, Senhor, a viver de acordo com os Teus preceitos eternos, conforme revelados em Teu Santo Evangelho.

Tu disseste que nossos olhos são como lâmpadas que iluminam todo o nosso ser. Concede-nos, ó Deus, olhos espirituais claros e puros, para que todo o nosso corpo seja cheio da Tua luz divina. Livra-nos da escuridão que nos cerca, da ilusão que obscurece nosso entendimento e nos leva a caminhos de trevas.

Pai Amado, Tu também nos ensinaste que ninguém pode servir a dois senhores, pois odiará um e amará o outro; será dedicado a um e desprezará o outro. Ajuda-nos, Senhor, a dedicar nossos corações inteiramente a Ti. Afasta de nós o engano das riquezas e o amor pelo dinheiro, que compete com a Tua soberania em nossas vidas. Que possamos servir-Te com sinceridade e devoção, rejeitando as falsas seguranças deste mundo corrupto.

Ó Deus, ilumina nossa mente para que possamos ver claramente a verdade de Tua Palavra. Que a luz de Cristo brilhe intensamente em nós, dissipando toda a escuridão interior. Que nossas ações reflitam a pureza e a justiça que são agradáveis a Ti, e que nossas vidas sejam um testemunho vivo do Teu amor e da Tua verdade em meio a uma geração perversa.

Senhor, fortalece-nos para que possamos manter um coração indiviso, comprometido unicamente com a Tua glória. Dá-nos a graça de buscar primeiro o Teu Reino e a Tua justiça, confiando que todas as demais coisas nos serão acrescentadas conforme a Tua vontade soberana.

Em nome de Jesus, a Luz do mundo, oramos.

Amém.

Comments

Popular posts from this blog

O Messias Revelado nos Salmos 102, 109: Eterno, Criador, Mas Zombado

Meu Aniversário: A Alegria de Redescobrir o Sabor

A Soberania Divina sobre a Natureza: Onde Estava Deus na Catástrofe do Sul do Brasil?