A Sábia Arte do Julgamento Justo: Mateus 7:1-12

 


"Não julguem para não serem julgados,  pois vocês serão julgados pelo modo como julgam os outros. O padrão de medida que adotarem será usado para medi-los."

Este versículo de Mateus 7:1-2 é frequentemente citado por pessoas ao nosso redor, muitas vezes de maneira incorreta. Aqueles que vivem em clara desobediência às leis de Deus gostam de usar este versículo para tentar anular suas próprias transgressões. Para entender corretamente este versículo, é essencial considerar o contexto mais amplo dos ensinamentos de Jesus.

Desafio da Semana

Durante esta semana, vamos dissecar os versículos de 1 a 12 de Mateus 7. Hoje, ficaremos na introdução, explorando o significado desses ensinamentos. Ao prosseguir, veremos como Jesus nos chama a um julgamento justo e discernido, e como devemos aplicar isso em nossas vidas diárias. Prepare-se para um estudo transformador e desafiador que nos levará a uma compreensão deste ensino: "não julguem para não serem julgados

A Correta Interpretação no Contexto dos Ensinamentos de Jesus

Se analisarmos os ensinamentos de Jesus no Sermão da Montanha, notaremos que eles próprios contêm julgamentos. Jesus frequentemente faz distinções claras entre o que é certo e errado, verdadeiro e falso. Aqueles que tentam usar Mateus 7:1-2 como uma licença para viverem e ensinarem coisas que estão fora dos padrões das Escrituras estão, de fato, distorcendo o sentido deste ensinamento.

O Julgamento com Discernimento

Jesus, ao longo de seus ensinamentos, especialmente no Sermão da Montanha, nos instrui a avaliar os frutos das ações e dos ensinamentos. Ele nos alerta contra os falsos profetas e ensinos falsos, como vemos em Mateus 7:15-20:

"Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Pelos seus frutos vocês os reconhecerão."

Este trecho destaca a importância de exercermos julgamento com discernimento. Não se trata de uma proibição de todo e qualquer julgamento, mas sim de um chamado para que julguemos com justiça e cautela.

O Perigo do Julgamento Hipócrita

Jesus também enfatiza a necessidade de não sermos hipócritas em nossos julgamentos. Mateus 7:3-5 nos adverte sobre a hipocrisia de julgar os outros sem primeiro examinar nossos próprios pecados e falhas:

"Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita! Tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão."

A Medida com que Julgamos

Por fim, Jesus nos lembra que seremos julgados com a mesma medida que usamos para julgar os outros. Isso nos chama a uma reflexão profunda sobre a maneira como tratamos e avaliamos as pessoas ao nosso redor. Nosso julgamento deve ser sempre temperado com misericórdia e justiça, conscientes de que também seremos medidos por Deus da mesma forma.

Conclusão

Mateus 7:1-2 não é um passe livre para ignorarmos a necessidade de discernimento e avaliação dos ensinos e comportamentos. Pelo contrário, é um chamado à justiça, à humildade e à auto-reflexão. Devemos julgar com discernimento, evitando a hipocrisia e lembrando que seremos julgados da mesma maneira que julgamos os outros. Nos próximos artigos, continuaremos explorando como aplicar esses princípios de julgamento justo e discernimento nas nossas vidas diárias e nas nossas interações com os outros.

Oremos


Ó Senhor Soberano e Justo,

Venho a Ti com humildade, reconhecendo a profundidade da Tua sabedoria e a perfeição dos Teus julgamentos. Em Teu santo nome, peço que me ensines a julgar com discernimento e justiça, sempre atento aos Teus preceitos.


Guia-me, ó Deus, para que eu não caia na armadilha da hipocrisia. Ajuda-me a remover a viga do meu próprio olho antes de tentar corrigir o cisco no olho do meu irmão. Concede-me um coração puro e uma mente clara para ver com precisão e agir com misericórdia.


Senhor, ensina-me a usar uma medida justa em todos os meus julgamentos, lembrando sempre que da mesma forma serei julgado. Que meu julgamento seja temperado com graça, sabedoria e compaixão, refletindo o caráter do Teu Filho, Jesus Cristo.


Protege-me contra os falsos ensinamentos e guie-me na verdade. Dá-me discernimento para reconhecer os frutos dos outros e para que, em todas as coisas, eu possa honrar-Te e viver de acordo com a Tua vontade.


Em nome de Jesus, peço e agradeço,


Amém.








Comments

Popular posts from this blog

O Messias Revelado nos Salmos 102, 109: Eterno, Criador, Mas Zombado

Meu Aniversário: A Alegria de Redescobrir o Sabor

A Soberania Divina sobre a Natureza: Onde Estava Deus na Catástrofe do Sul do Brasil?