Você Viu? Paris 2024: "Não Julgueis, Para Que Não Sejais Julgados



A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 foi marcada por diversas referências à comunidade LGBT, incluindo uma performance intitulada “Festividade”, onde drag queens recriaram a Última Ceia e houve um beijo entre dois homens. Dançarinos vestindo roupas nas cores da bandeira LGBT também foram destaque. Essa introdução controversa nos convida a refletir sobre nosso tema de Mateus 7:1-5: "Não julgueis, para que não sejais julgados."

O Contexto da Perseguição Cristã

Não é incomum ouvir que atos semelhantes dificilmente seriam realizados com outras religiões, especialmente o islamismo, mas o cristianismo frequentemente se torna alvo de tais representações. Somos, sem dúvida, um dos grupos mais perseguidos no mundo. Mas por quê?

A resposta é clara: “Quem me rejeita, e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia” (João 12:48). As palavras de Jesus julgam todos os atos, atitudes e pensamentos que não condizem com seus ensinamentos. Como sal e luz do mundo, o cristianismo confronta todo tipo de pecado, levando alguns a confrontar a fé cristã com desrespeito e críticas, chamando nossas crenças de antiquadas e limitadas.

Refletindo Sobre Mateus 7:1-5

Diante de tais situações, como devemos proceder à luz dos ensinamentos de Cristo, especificamente Mateus 7:1-5?

Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também. Por que vês o cisco no olho do teu irmão, mas não percebes a viga no teu próprio olho? Ou como podes dizer a teu irmão: Deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tens a viga no teu? Hipócrita, tira primeiro a viga do teu olho, e então verás claramente para tirar o cisco do olho do teu irmão.

Este bloco de ensino nos chama a uma autorreflexão profunda. Antes de julgarmos os outros, devemos examinar nossos próprios corações e vidas. Muitas vezes, nas redes sociais, vemos postagens cheias de julgamentos e até xingamentos contra aqueles que criticam ou ofendem nossa fé. No entanto, Jesus nos chama a algo diferente: tirar a viga do nosso próprio olho.

O Julgamento de Si Mesmo

Já pensou nisso? Este chamado para tirar a viga do nosso olho é um "julgamento em si mesmo". Devemos viver diariamente em autorreflexão, utilizando a Escritura como ferramenta de autojulgamento. Em 1 Pedro 2:11-12, somos advertidos:

Amados, eu os advirto, como peregrinos e estrangeiros que são, a manter distância dos desejos carnais que lutam contra a alma. Procurem viver de maneira exemplar entre os que não creem. Assim, mesmo que eles os acusem de praticar o mal, verão seu comportamento correto e darão glória a Deus quando ele julgar o mundo.”

Nossa atitude deve ser a de viver de forma exemplar, glorificando a Deus com nosso testemunho. Quando usamos a Escritura para nos julgar diariamente, o cristianismo mantém sua autoridade como sal e luz do mundo. Palavras e palavrões desnecessários não refletem os ensinamentos de Jesus; nossas ações e testemunho, sim.

Confrontos do Mundo e Nossa Resposta

O confronto do mundo contra o cristianismo sempre existiu e não deveria nos surpreender. Estamos constantemente chamados a ser sal e luz, e nosso testemunho é crucial. Devemos refletir Cristo em nossas vidas, ser exemplos vivos de Seus ensinamentos e responder com graça e verdade.

Como cristãos, nosso papel não é condenar, mas sim refletir a luz de Cristo e chamar os outros ao arrependimento através de nossa própria vida transformada. Quando enfrentamos desafios, como as representações na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, nossa resposta deve ser amorosa e graciosa, mostrando ao mundo o verdadeiro caráter de Cristo.

Talvez alguns se perguntem: há algo prático que podemos fazer? Sim, podemos boicotar eventos que desrespeitam nossa fé, orar por esses eventos e testemunhar para aqueles que Deus coloca em nosso caminho. Se não estivermos vivendo de acordo com os ensinamentos de Jesus, não estaremos cheios do Espírito Santo. Apenas criticar nas mídias sociais não glorifica a Deus; ao contrário, isso pode elevar os ânimos das pessoas ao nosso redor para criticar e julgar, o que não é um verdadeiro testemunho cristão.

Lembre-se de Mateus 5:20: falar, gritar e apontar erros era o que os escribas e fariseus faziam. Jesus nos chama a exceder essa autojustiça. Apenas aplicando os ensinamentos de Cristo em nossa vida podemos influenciar esta geração. Como diz 1 Pedro 2:11-12:

Amados, eu os advirto, como peregrinos e estrangeiros que são, a manter distância dos desejos carnais que lutam contra a alma. Procurem viver de maneira exemplar entre os que não creem. Assim, mesmo que eles os acusem de praticar o mal, verão seu comportamento correto e darão glória a Deus quando ele julgar o mundo.”

Nossa atitude deve ser sempre exemplar, vivendo de forma a glorificar a Deus com nosso testemunho. Ao aplicar os ensinamentos de Cristo no dia a dia, nos tornamos verdadeiramente sal e luz, influenciando positiva e poderosamente o mundo ao nosso redor. Pense nisso:

Quando foi a última vez que você compartilhou o evangelho com alguém?

Quando foi a última vez que Deus usou sua vida para levar alguém a Cristo?

Quando foi a última vez que você discipulou alguém?

Oremos

Ó Deus Altíssimo,

Diante das representações controversas que testemunhamos na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, reconhecemos a perseguição que o cristianismo enfrenta no mundo.

Senhor, ajuda-nos a entender que somos chamados a viver como sal e luz do mundo, mesmo em meio à perseguição e desrespeito. Que possamos lembrar que Tuas palavras julgam todos os atos, atitudes e pensamentos que não condizem com Teus ensinamentos. Como cristãos, somos confrontados a examinar nossos próprios corações antes de julgar os outros.

Ó Pai, dá-nos a graça de tirar a viga dos nossos próprios olhos. Que possamos viver diariamente em autorreflexão, utilizando a Tua Palavra como ferramenta de autojulgamento. Ajuda-nos a manter distância dos desejos carnais que lutam contra nossas almas e a viver de maneira exemplar entre os que não creem, como nos adverte 1 Pedro 2:11-12. Que nosso comportamento correto leve os outros a glorificarem a Ti quando julgares o mundo.

Senhor, concede-nos a sabedoria para responder aos desafios do mundo com amor e graça, refletindo o verdadeiro caráter de Cristo. Que nossas ações e testemunho sejam um reflexo fiel de Teus ensinamentos, e não simples críticas nas mídias sociais que elevam os ânimos à condenação. Lembra-nos que falar, gritar e apontar erros era o que os escribas e fariseus faziam, mas Tu nos chamaste a exceder essa autojustiça.

Ó Deus, fortalece-nos para que possamos influenciar esta geração de maneira positiva e poderosa, aplicando os ensinamentos de Cristo em nossas vidas diárias. Que sejamos verdadeiramente sal e luz, vivendo de forma exemplar e glorificando a Ti com nosso testemunho.

Em nome de Jesus, nosso Salvador e Redentor, oramos.

Amém.


Comments

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Messias Revelado nos Salmos 102, 109: Eterno, Criador, Mas Zombado

Meu Aniversário: A Alegria de Redescobrir o Sabor

A Soberania Divina sobre a Natureza: Onde Estava Deus na Catástrofe do Sul do Brasil?