Atraídos por Seu Amor, Sustentados por Sua Promessa e a Esperança da Ressurreição

 

Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer a mim; e no último dia eu o ressuscitarei.” (João 6:44-45)

Neste poderoso trecho de João 6, encontramos uma das promessas mais profundas e transformadoras de Jesus. Ele nos revela que a jornada até Cristo não é uma obra meramente humana, mas um ato divino iniciado pelo próprio Pai. Aqui, Jesus nos ensina sobre a soberania de Deus na salvação, a atração irresistível do amor divino, e a promessa gloriosa da ressurreição.

Ninguém Pode Ir a Cristo Sem o Pai

Jesus afirma de maneira clara e definitiva: “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer a mim.” Esta declaração nos lembra que a nossa salvação não depende de nossos próprios esforços ou da nossa própria sabedoria. É o Pai celestial que, em Sua graça infinita, nos atrai para Cristo. Este movimento do Pai em direção a nós é um ato de amor que transforma o nosso coração e nos capacita a responder ao chamado de Jesus.

Isso nos leva a refletir sobre a profundidade da nossa dependência de Deus. Sem Ele, estaríamos perdidos, incapazes de encontrar o caminho para Cristo. A iniciativa é inteiramente de Deus, e isso deve encher nossos corações de humildade e gratidão.

Todos Aqueles que Aprendem de Deus Vêm a Cristo

Jesus continua: “Todos eles serão ensinados por Deus. Todo aquele que ouve o Pai e aprende dele vem a mim.” Aqui, Ele enfatiza que aqueles que são ensinados por Deus, aqueles que ouvem e aprendem de Suas verdades, inevitavelmente se voltam para Cristo. Esta aprendizagem não é apenas intelectual, mas é uma transformação profunda no ser interior, onde o coração é moldado pelo Espírito Santo.

Quando ouvimos a voz de Deus e respondemos ao Seu ensino, somos levados a Cristo, reconhecendo-O como o caminho, a verdade e a vida. A palavra de Deus é viva e eficaz, e através dela, Ele nos guia à verdade que está em Cristo. Este processo de ensino divino é a obra contínua do Pai em nossas vidas, nos moldando e nos conduzindo a Jesus.

A Grande Promessa: “Eu o Ressuscitarei”

A promessa culmina com as palavras: “E no último dia eu o ressuscitarei.” Esta é a esperança suprema dos que pertencem a Cristo – a ressurreição. Jesus não só nos atrai para Si, como também nos garante que, no último dia, Ele nos levantará para a vida eterna. Esta promessa é a âncora da nossa fé, a certeza de que a morte não é o fim, mas o começo de uma nova existência gloriosa com Deus.

A ressurreição que Jesus promete é o triunfo sobre a morte, o pecado e a separação eterna de Deus. Para os que são trazidos ao Filho pelo Pai, há a garantia de vida eterna. Esta promessa nos dá força e esperança, especialmente em meio às tribulações e incertezas desta vida, sabendo que o nosso futuro está seguro em Cristo.

Conclusão

Este trecho de João 6 nos ensina sobre a soberania de Deus na salvação e a obra contínua do Pai em nos trazer a Cristo. Somos lembrados de que nossa vinda a Jesus é uma obra divina, resultado do ensino e da atração de Deus. E, como se isso não fosse motivo suficiente para gratidão, somos também assegurados da gloriosa promessa da ressurreição no último dia.

Que esta promessa nos encha de esperança, nos dando a certeza de que, em Cristo, temos uma herança eterna, garantida pelo próprio Filho de Deus. Que possamos viver em resposta a esse amor divino, seguindo a Cristo com fé e gratidão, sabendo que, no final, seremos ressuscitados para estar com Ele para sempre.

Oremos

Ó Deus Altíssimo,
Tu que reinas soberano sobre todas as coisas,
Eu me curvo diante de Ti em humilde adoração,
Reconhecendo que sem Ti sou nada,
Incapaz de aproximar-me de Teu Filho,
A menos que Tu mesmo me atraías com amor irresistível.

Ensina-me, ó Pai, a ouvir Tua voz,
A ser moldado por Teu ensino divino,
A caminhar nos Teus caminhos de retidão,
Para que eu venha a Cristo,
O único refúgio para minha alma necessitada.

Tu és a fonte de toda sabedoria e graça,
E em Ti deposito toda a minha confiança.
Despoja-me de minha autossuficiência,
E concede-me um coração humilde,
Pronto a aprender e obedecer à Tua santa vontade.

Ó Senhor, sustenta-me em minhas fraquezas,
E enche-me com Tua força divina.
Guia-me com Tua mão fiel,
Para que, no final de meus dias,
Eu possa encontrar descanso em Teu Filho,
E ser ressuscitado no último dia,
Para viver eternamente em Tua presença gloriosa.

Até aquele glorioso amanhecer,
Concede-me perseverança na fé,
Alegria em Teu serviço,
E paz em Teu amor imutável.

Tudo isso peço em nome de Jesus,
Aquele que vive e reina contigo para sempre,
Amém.

Comments

  1. “Então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma! Pois ele diz a Moisés: “Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão”. Portanto, isso não depende do desejo nem do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.”
    ‭‭Romanos‬ ‭9‬:‭14‬-‭16‬ ‭

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Messias Revelado nos Salmos 102, 109: Eterno, Criador, Mas Zombado

Meu Aniversário: A Alegria de Redescobrir o Sabor

A Soberania Divina sobre a Natureza: Onde Estava Deus na Catástrofe do Sul do Brasil?