Meu Aniversário: A Alegria de Redescobrir o Sabor


Neste mês de agosto, celebro mais um ano de vida e também o aniversário de um marco significativo: o término do meu tratamento contra o câncer. A data não é apenas um lembrete do passar dos anos, mas uma comemoração da vitória sobre uma batalha intensa e da graça de Deus que me sustentou em cada etapa desse caminho.

Enquanto saboreava o último pedaço de um delicioso bolo de "três leites" que ganhei no meu aniversário, fui transportada de volta para um tempo de grande dificuldade. Após o tratamento, fiquei mais de quatro meses sem poder me alimentar pela boca, utilizando uma sonda alimentar, devido à perda do paladar e a desafios físicos. Foi um período desafiador, onde a ideia de comer algo saboroso parecia apenas um sonho distante.

Recordo-me claramente de quando o prazer de sentir o sabor doce de um alimento voltou a ser parte da minha vida. Chorei de alegria ao experimentar novamente o doce na língua, algo que parecia tão simples e comum antes da doença, mas que se tornou uma verdadeira bênção após meses de privação. Durante cerca de seis meses, o gosto dos alimentos foi algo que me foi negado, e até hoje carrego alguns efeitos desse tratamento.

Esta experiência ensinou-me a valorizar os pequenos prazeres da vida, como o ato simples de saborear uma refeição. As coisas simples que desfrutamos todos os dias, mas muitas vezes damos por garantidas, como o prazer de sentir o gosto, o prazer do cheiro, o ar que respiramos e o sono que temos todas as noites. Hoje, ao comer o último pedaço do bolo, lembrei-me que durante seis meses não pude fazê-lo, então cada mordida carregava um significado especial, uma memória de superação e gratidão. E, mais do que nunca, percebo o quão preciosa é a vida, repleta de momentos que, embora comuns, podem ser fontes de profunda alegria e gratidão quando refletidos à luz do que superamos.

Este aniversário não é apenas uma celebração de mais um ano de vida, mas uma celebração da vida em sua totalidade — da bênção de poder sentir, saborear e, acima de tudo, viver com gratidão a cada novo dia.

 Durante aquele período difícil, um versículo me trouxe conforto e esperança: "Jesus respondeu: 'Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'" (Mateus 4:4). Percebi que, embora meu corpo desejasse pão para satisfazer um anseio por sabor, esse versículo ganhou um significado mais profundo, pois naquele momento, o Senhor me transmitia uma lição valiosa. Para enfatizar essa lição, naquele dia, a caminho do tratamento habitual, cruzei com um morador de rua na esquina da clínica. Quando ofereci a ele um pão de queijo, ele me encarou e disse que mais importante do que a comida era a conversa, o diálogo. Encarei isso como uma confirmação do que Mateus 4:4 já me ensinara. Vamos descobrir o que mais podemos aprender com este texto.

O Pão: Símbolo do Prazer e da Sustentação Física

O pão, em seu sentido mais amplo, representa todas as coisas tangíveis que nos sustentam e nos trazem prazer. É o alimento diário, o fruto do nosso trabalho, e, simbolicamente, tudo aquilo que buscamos para desfrutar a vida—bens materiais, experiências, e até mesmo a realização de nossos sonhos. Trabalhamos arduamente para adquirir essas coisas, para prover sustento a nós mesmos e às nossas famílias, e para desfrutar das bênçãos da vida.

No entanto, por mais importante que seja o pão para a nossa sobrevivência física, ele não é suficiente para nos sustentar plenamente. Durante aqueles meses em que eu não podia comer, eu me dei conta de que o prazer do alimento, do sustento físico, era apenas uma parte daquilo que eu realmente necessitava.

A Palavra de Deus: O Verdadeiro Alimento

Quando Jesus disse: "Uma pessoa não vive só de pão, mas de toda palavra que vem da boca de Deus", Ele estava nos chamando para uma compreensão mais profunda do que significa viver. O pão alimenta o corpo, mas a Palavra de Deus alimenta a alma e o espírito. A diferença entre os dois é que o pão é algo que podemos ver, tocar e saborear—é um prazer imediato e palpável. Mas a Palavra de Deus, apesar de não ser visível ou tangível, tem o poder de nos sustentar de maneiras que o pão jamais poderia.

Jesus estava nos ensinando que, enquanto buscamos o sustento físico, não devemos negligenciar o alimento espiritual que vem da Palavra de Deus. Ele nos convida a confiar em algo maior do que aquilo que nossos sentidos podem perceber. A Palavra de Deus é uma promessa de vida abundante, que não depende das circunstâncias físicas ou materiais.

A Promessa de Viver pela Palavra

Viver pela Palavra de Deus é uma condição para experimentar o verdadeiro sustento que Ele oferece. Isso significa que, mesmo quando o pão é escasso, ou quando nossos sentidos falham, podemos encontrar plena satisfação e esperança naquilo que Deus nos diz. É uma promessa que vai além do físico, tocando o eterno.

Ao refletir sobre os tempos difíceis que passei, compreendo que a verdadeira vida não é sustentada apenas pelo que é visível e palpável, mas por confiar em cada palavra que vem da boca de Deus. Esta é a promessa que nos mantém firmes, mesmo nas provações—viver com a certeza de que Deus, em Sua infinita sabedoria e amor, nos sustenta com Sua Palavra, que é viva e eficaz.

Que possamos, assim como Jesus, viver não só de pão, mas de toda palavra que vem da boca de Deus, encontrando nela o sustento verdadeiro para nossas almas.

Oremos

Ó Pai Celestial,
Tu que és o Autor da vida e o Sustentador de todas as coisas,
Nesta jornada que traçaste para mim e para aqueles que leem estas palavras,
Encontramos tanto provação quanto misericórdia.
Ao celebrar mais um ano de vida, lembro-me de Tuas mãos sustentadoras,
Que me guiaram através do vale da sombra da morte,
E me trouxeram à luz de um novo dia, cheio de esperança e renovação.

Senhor, foste Tu que me sustentaste quando o pão físico faltou,
Quando o paladar se perdeu e o corpo se enfraqueceu,
Ensinando-me, e aos meus leitores, que a vida verdadeira não vem do pão que perece,
Mas de cada palavra que procede da Tua boca,
Palavras que são vida e saúde para o nosso ser,
Palavras que alimentam a alma quando o corpo definha.

Ó Deus, em Tua bondade, Tu me permitiste novamente saborear as delícias desta vida,
E por isso, meu coração se enche de gratidão.
Mas ainda maior é a minha gratidão pela Tua Palavra,
Que em meio à minha fraqueza, tornou-se meu sustento,
Meu pão diário, minha força nas horas mais sombrias.
Que também, Senhor, esta mesma Palavra seja o sustento dos que leem este blog,
Que eles possam encontrar nela a força e a esperança que necessitam.

Ensina-nos, ó Senhor, a nunca confiar apenas no que é tangível,
Mas a sempre buscar o alimento espiritual que vem de Ti.
Ajuda-nos a viver não só de pão, mas da Tua Palavra,
Que é viva, eficaz e capaz de nos sustentar em todas as circunstâncias.

Que todos nós possamos, dia após dia, deleitar-nos em Tua verdade,
E encontrar nela o sustento para nossas almas,
Até o dia em que Tu, em Tua infinita misericórdia,
Nos levarás ao banquete celestial,
Onde jamais haverá fome ou sede,
E onde a alegria será plena em Tua presença.

Em nome de Jesus, que é o Pão da Vida, nós oramos,
Amém.

Comments

  1. Parabéns irmão que Deus te abençoe sempre muita paz e saúde

    ReplyDelete
  2. Meus parabéns 👏🎁 irmão leomar qui linda superação

    ReplyDelete
  3. Amém m,louvado seja o nome do nosso Senhor e Savador Jesus Cristo.

    ReplyDelete
  4. Parabéns Léo que Deus o abençoe. Um texto muito bonito, obrigado por partilhar

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Messias Revelado nos Salmos 102, 109: Eterno, Criador, Mas Zombado

Jehovah-Raah: O Pastor Amoroso que Cuida de Seu Rebanho