O Último Dia do Homem no Tribunal de Deus


O capítulo 20 de Apocalipse apresenta uma visão poderosa e solene do juízo final, conhecido como o julgamento do Grande Trono Branco. Este evento revela o desfecho da história humana sob a soberania de Deus, onde justiça perfeita será aplicada a todos. A Escritura nos fornece clareza sobre este julgamento, os seus participantes e o resultado eterno para cada um.

O Grande Trono Branco

Apocalipse 20:11 diz:
"E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles."

Este trono branco simboliza a santidade, a pureza e a autoridade absoluta de Deus como Juiz. A presença do Juiz é tão poderosa que "a terra e o céu fugiram", indicando que este é um evento cósmico e final, onde tudo o que é transitório desaparecerá, e apenas as almas permanecerão diante de Deus. Este é um julgamento que transcende o tempo e o espaço, dirigido por um Deus santo e justo, cuja justiça é inquestionável, conforme está escrito:

"Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é." (Deuteronômio 32:4)

Os Réus do Juízo

O versículo 12 descreve os participantes:
"E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono; e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras."

Aqui vemos que todos os não salvos, "grandes e pequenos", estarão presentes. Nenhuma posição social, poder ou riqueza pode isentar alguém deste julgamento. Os livros mencionados contêm o registro das obras de cada pessoa, indicando que Deus julgará com base no que cada um fez. Este julgamento é justo porque Deus conhece todas as coisas e ninguém poderá contestar o veredicto, conforme está escrito:

"Porque Deus há de trazer a juízo toda obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau." (Eclesiastes 12:14)


Outro livro, o "Livro da Vida", é aberto, mas aqui ele serve como prova de que os nomes dos réus não estão registrados nele. Este é o livro que contém os nomes de todos aqueles que confiaram em Cristo para sua salvação, conforme está escrito:

"E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores meus, cujos nomes estão no Livro da Vida." (Filipenses 4:3)

Quem não está escrito nele será condenado, conforme Apocalipse 20:15:
"E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo."

A Ressurreição para o Juízo

Apocalipse 20:13 explica a ressurreição dos mortos:
"E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras."

Este versículo enfatiza que ninguém escapará do julgamento. Os mortos ressuscitarão, sejam eles enterrados na terra, no mar ou em outros lugares. A menção de "morte e inferno" entregando os mortos simboliza a entrega final daqueles que estão separados de Deus. Mesmo os mortos que estavam no estado intermediário serão trazidos diante do tribunal final.

O Destino Final

O julgamento culmina com uma sentença irrevogável:
"E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte." (Apocalipse 20:14)
"E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo."
(Apocalipse 20:15)

O lago de fogo, a segunda morte, é o destino eterno daqueles que rejeitaram a Deus e permaneceram em seus pecados. Este é um lugar de separação total de Deus, onde Sua graça e misericórdia não alcançam mais. Este julgamento final reflete a justiça perfeita de Deus, que não deixará o pecado impune.

A Necessidade de Preparação

O julgamento do Grande Trono Branco é um chamado urgente para o arrependimento e a fé em Jesus Cristo, conforme está escrito:

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." (João 3:16-18), aqueles que creem no Filho de Deus não serão condenados, mas têm a vida eterna. O sacrifício de Cristo na cruz oferece salvação para todos os que O recebem. Romanos 8:1 declara: "Agora, pois, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus."

A mensagem de Apocalipse 20 deve despertar todos para a seriedade da vida eterna e da necessidade de preparar-se para encontrar Deus. Somente pela graça, mediante a fé em Cristo, é possível escapar do julgamento eterno e receber a vida eterna.

Oremos

Ó Deus Todo-Poderoso,
Tu és o Juiz de toda a terra, Aquele que está assentado no grande trono branco, cuja santidade e justiça são perfeitas. Diante de Ti, a terra e o céu fogem, e não há lugar onde possamos nos esconder de Tua presença gloriosa.

Senhor, Tu conheces todas as obras dos homens, nada está oculto aos Teus olhos. Tu trazes à luz tudo o que foi feito, quer seja bom, quer seja mau, e recompensas cada um segundo as suas obras. Contudo, sabemos que, por nós mesmos, nenhum de nós poderia permanecer em pé diante de Tua justiça, pois todos pecamos e carecemos da Tua glória.

Ó Deus Santo, humildemente reconhecemos nossa necessidade de Teu Filho, Jesus Cristo, o Cordeiro que foi morto para nos redimir. Ele é a nossa única esperança de salvação, o único nome pelo qual podemos ser salvos. Nós Te louvamos porque, por meio dEle, nossos nomes podem ser escritos no Livro da Vida, e nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.

Pai celestial, concede-nos corações quebrantados e arrependidos. Ajuda-nos a viver em obediência à Tua Palavra, buscando Tua glória e Tua honra acima de tudo. Faz-nos lembrar do dia do julgamento final, para que vivamos com temor santo e gratidão, proclamando Teu evangelho àqueles que ainda estão perdidos.

Senhor, enche-nos com a certeza de Tua graça e misericórdia. Que nossos olhos permaneçam fixos em Cristo, Aquele que intercede por nós. No dia em que todos estivermos diante do Teu trono, que sejamos achados em Tua justiça, vestidos com a justiça de Cristo, livres de toda culpa e condenação.

Ó Deus eterno, que o conhecimento do Grande Trono Branco nos leve a viver vidas de santidade, humildade e zelo para a Tua glória. Até aquele dia, sustenta-nos com Tua graça e faz-nos permanecer firmes na fé, aguardando com esperança o momento em que estaremos contigo por toda a eternidade.

Em nome de Jesus, nosso Redentor e Rei, oramos. Amém.

Comments

Post a Comment

Popular posts from this blog

A Falsa Paz do Cavaleiro Branco – Apocalipse 6:1-3

O Messias Revelado nos Salmos 102, 109: Eterno, Criador, Mas Zombado

Meu Aniversário: A Alegria de Redescobrir o Sabor