Conselho Prático para Praticar a Presença de Cristo em Todos os Afazeres




Introdução:

Você já sentiu que o movimento de Deus em nossa vida, às vezes, é sutil? Muitas vezes, é nas pequenas coisas que fazemos onde podemos crescer em graça. Não devemos nos cansar de fazer as pequenas coisas por amor a Deus, porque Ele não considera o tamanho da obra, mas o amor com que a realizamos. Gostaria de desafiar você a, após a leitura deste blog, buscar praticar a presença de Deus. Praticar a presença de Cristo em todas as atividades diárias pode transformar a maneira como vivemos e nos relacionamos com Deus.

Aqui está um guia prático para buscarmos neste dia:

1. Encher a Mente com a Presença de Cristo:

Lembro-me de uma conversa com um irmão que o Senhor levou há menos de seis meses. Ele me dizia que fazia entrega de comida com seu carro e, às vezes, levava pessoas. Mas ele nunca deixava ninguém sentar no banco da frente, pois aquele lugar era para seu amigo, o Senhor Jesus. Nunca vou esquecer deste testemunho.

Antes de iniciar qualquer atividade, reserve um momento para meditar sobre a presença de Cristo em sua vida. Imagine que Ele está ao seu lado, pronto para acompanhar cada passo seu. Recorde-se dos versículos bíblicos que ensinam isso. Por exemplo:

"Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos." (Mateus 28:20)

"Habite ricamente em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração." (Colossenses 3:16)

Faça uma oração breve e sincera, reconhecendo a presença de Cristo e pedindo Sua ajuda e orientação para aquele dia. Peça para Ele te acompanhar nos seus afazeres.

2. Planejamento e Reflexão:

Antes de começar qualquer tarefa, pense cuidadosamente sobre o que precisa ser feito e como fazê-lo da melhor maneira possível. Ofereça cada uma dessas atividades a Deus, pedindo a Ele que guie suas ações e pensamentos.

"Confia ao Senhor as tuas obras, e teus planos serão estabelecidos." (Provérbios 16:3)

3. Oração Antes de Começar:

Antes de iniciar a tarefa, faça uma oração curta como: "Oh, meu Deus, porque você está comigo e porque devo agora, em obediência às suas ordens, aplicar minha mente a essas coisas externas, suplico-lhe conceder-me a graça de continuar em sua presença e encaminhar-me para este fim com a sua ajuda. Aceita todos os meus trabalhos e possui todos os meus afetos."

4. Conversação Contínua com Deus:

Durante a realização das atividades, mantenha uma conversação interna com Deus. Implore por Sua graça e ofereça-Lhe todos os seus atos. Pode ser útil murmurar orações curtas ou frases de agradecimento enquanto trabalha, mantendo-se ciente da presença de Cristo.

"Orai sem cessar." (1 Tessalonicenses 5:17)

5. Exame de Consciência:

Após concluir a tarefa, reflita sobre como você a realizou. Pergunte a si mesmo se conseguiu manter a presença de Cristo durante a atividade. Se sentir que fez bem, agradeça a Deus por Sua ajuda. Se perceber que falhou em algum aspecto, peça perdão e não se desanime. Recomece com a mesma dedicação e disposição.

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (1 João 1:9)

6. Recomeço e Persistência:

Lembre-se que a prática da presença de Cristo é um exercício contínuo. Não se desanime com os tropeços; cada momento é uma oportunidade para recomeçar. Cultive a paciência consigo mesmo e continue a prática como se nunca tivesse se afastado d’Ele.

Conclusão:

Talvez ao ler estas instruções acima, você possa dizer: "Ah, isso todo mundo sabe." É verdade, Jesus vive dentro de nós. Mas se não agirmos de forma prática, andar com o Senhor não passará de desejos futuros, e no dia a dia podemos perder as oportunidades dos 1440 minutos que temos em um dia. Seguir esses passos pode transformar atividades cotidianas em momentos sagrados de comunhão com Deus. A chave é a consistência e a sinceridade no desejo de viver constantemente na presença de Cristo. Com o tempo e a prática, a presença de Cristo pode se tornar uma realidade tangível e constante em sua vida diária.

Oremos

 

Deus Todo-Poderoso e Eterno,

Prostramo-nos diante de Ti neste dia, reconhecendo a magnitude da Tua presença em nossas vidas. Tu estás conosco em cada passo que damos, em cada respiração que fazemos, em cada pensamento que surge em nossas mentes. No entanto, muitas vezes nos esquecemos dessa verdade, perdemos de vista a Tua presença constante e deixamos de aproveitar a oportunidade de viver em comunhão profunda contigo.

Senhor Jesus Cristo,

Tu que estás sempre ao nosso lado, pronto para nos guiar e fortalecer, pedimos que nos concedas a graça de Te buscarmos ativamente em cada momento do dia. Que a Tua presença seja a luz que ilumina nossos caminhos, a força que move nossas ações e o amor que transborda em nossos corações.

Concede-nos, Senhor,

A sabedoria de reconhecer a Tua presença em tudo o que fazemos, desde as tarefas mais simples até as mais complexas. Que possamos oferecer cada atividade a Ti, como um ato de adoração e gratidão.

Inspira-nos, Senhor,

A manter uma conversa constante contigo durante todo o dia. Que nossos pensamentos, palavras e ações sejam permeados pela Tua presença amorosa. Que murmuremos orações de agradecimento e súplica, reconhecendo a Tua orientação em cada passo.

Dá-nos a força, Senhor,

Para perseverar na prática da Tua presença, mesmo quando nos distraímos ou tropeçamos. Que a cada novo dia, recomecemos com renovada disposição e busquemos a Tua face com ousadia e fé.

Lembre-nos, Senhor,

Que a prática da Tua presença não é um ritual religioso, mas um estilo de vida. É a maneira de transformarmos cada momento em uma oportunidade de comunhão profunda contigo. Que a meditação sobre Tua palavra nos inspire a buscar a Tua presença em todas as áreas da nossa vida.

Que o exemplo de homens e mulheres que viveram em constante comunhão contigo nos motive a perseguir o mesmo objetivo.

Que a certeza da Tua presença constante nos traga paz, alegria e esperança em todos os momentos.

Em nome de Jesus Cristo, Teu Filho amado, oramos e Te exaltamos.

Amém.

 



Comments

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Messias Revelado nos Salmos 102, 109: Eterno, Criador, Mas Zombado

A Soberania Divina sobre a Natureza: Onde Estava Deus na Catástrofe do Sul do Brasil?

Jehovah-Raah: O Pastor Amoroso que Cuida de Seu Rebanho