O Jejum como Meio de Graça




Continuando a abordagem sobre os meios da graça, hoje falaremos sobre uma prática pouco exercida pelo cristão e que, quando realizada, muitas vezes é feita de maneira errada: o jejum.

O Jejum na Bíblia

O jejum é uma prática espiritual que aparece repetidamente nas Escrituras como um meio de buscar a Deus e experimentar Suas bênçãos. Em Atos 13:2, lemos:

Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: ‘Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.’” (Atos 13:2).

Lucas nos mostra que uma maneira de conhecermos a mente do Espírito em situações cruciais no ministério é dedicando tempo ao jejum e à adoração.

Experiência de Loren Cunningham

Loren Cunningham, diretor geral da JOCUM (Jovens Com Uma Missão), descreveu uma experiência significativa de oração e jejum de três dias com seus 12 colegas de trabalho em 1973. Durante a oração, o Senhor revelou que eles deveriam orar pela queda de uma força demoníaca identificada como o "príncipe da Grécia". No mesmo dia, grupos da JOCUM na Nova Zelândia e Europa receberam de Deus uma mensagem semelhante. Todos os três grupos obedeceram e combateram esse principado. Dentro de 24 horas, um golpe político mudou o governo da Grécia, resultando em uma maior liberdade para a atividade missionária no país.

O Ensino de Jesus sobre o Jejum

Jesus espera que o jejum seja parte da vida de Seus seguidores. Em Mateus 6:16, Ele diz:

Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas…” (Mateus 6:16).

Ele não disse "se" vocês jejuarem, mas "quando" vocês jejuarem, indicando que Ele esperava que essa prática fosse comum entre Seus discípulos. Em outra ocasião, perguntaram a Jesus por que Seus discípulos não jejuavam, e Ele respondeu:

Como podem os convidados do noivo ficar de luto enquanto o noivo está com eles? Virão dias quando o noivo lhes será tirado; então jejuarão.” (Mateus 9:15).

Jesus claramente esperava que o jejum fizesse parte da batalha espiritual de Seus seguidores após Sua partida.

O Poder do Jejum

A prática do jejum está intimamente ligada a um desejo profundo pelo poder e pela presença de Deus. Jeremias 29:13 diz:

Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.” (Jeremias 29:13).

A ausência de jejum pode indicar uma ausência de anseio fervoroso pelo poder de Deus em nossas vidas. Esse contentamento com o status quo, essa falta de desejo por mais de Deus, pode ser a razão pela qual Deus retém Suas grandes bênçãos.


Não use o jejum como uma moeda de troca

Em nossos tempos, infelizmente, muitas práticas espirituais têm sido usadas com o único objetivo de tentar “forçar” Deus a realizar determinada coisa em favor das pessoas. Esse tipo de prática é questionável.

Na Bíblia, quando as pessoas buscavam alguma bênção através do jejum, nunca era com uma postura de trocar o jejum por uma bênção, mas sempre numa atitude de humildade e dependência de Deus, sabendo que Ele é o soberano sobre tudo e todos.


Conclusão

Nosso objetivo ao jejuar é entregar corpo e coração à oração e buscar a glória de Deus com intensidade. Como Estevão, olhemos "para o céu" em busca da glória de Deus, com fome espiritual daquilo que ele viu.

Senhor, mostre-nos a Tua glória.”

Que muitos de nós possamos sentir a alegria da expectativa ao buscar mais de Deus através do jejum, experimentando o poder transformador e as grandes bênçãos que Ele deseja derramar sobre nós.

Com fome daquilo que Estevão viu.

Oremos

Senhor Todo-Poderoso e Gracioso,

Agradecemos-Te por todas as Tuas misericórdias e por nos conceder a oportunidade de buscar-Te de todo o coração. À medida que nos aproximamos de Ti através do jejum, concede-nos um espírito de humildade e dependência, reconhecendo que sem Ti nada podemos fazer.

Ensina-nos a jejuar de maneira correta, não como um meio de barganhar ou forçar a Tua mão, mas como uma expressão de nosso profundo anseio por Tua presença e poder em nossas vidas. Que nosso jejum seja uma manifestação sincera de nossa fome espiritual, buscando conhecer mais de Ti e de Tua glória, assim como Estevão viu o céu aberto.

Purifica nossos corações e mentes enquanto jejuamos, para que possamos ouvir a Tua voz clara e nitidamente, como os Teus servos Barnabé e Saulo experimentaram. Que o Espírito Santo nos guie e revele a Tua vontade, capacitando-nos a cumprir o Teu propósito com obediência e fé.

Ajuda-nos a lembrar que o jejum é um meio de graça destinado a nos aproximar de Ti, transformando-nos à imagem de Teu Filho amado, Jesus Cristo. Que não busquemos reconhecimento ou recompensas terrenas, mas que nosso maior desejo seja a Tua glória e a expansão do Teu Reino.

Senhor, mostra-nos a Tua glória. Enche-nos com o Teu Espírito e concede-nos a alegria da Tua presença enquanto nos entregamos a Ti em oração e jejum. Que a nossa fome espiritual seja saciada por Teu amor e poder, transformando nossas vidas e impactando aqueles ao nosso redor.

Oramos em nome de Jesus, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.

Amém.

 


Comments

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Messias Revelado nos Salmos 102, 109: Eterno, Criador, Mas Zombado

A Soberania Divina sobre a Natureza: Onde Estava Deus na Catástrofe do Sul do Brasil?

Jehovah-Raah: O Pastor Amoroso que Cuida de Seu Rebanho